Inchaço, vermelhidão e dor no local da aplicação acontecem com 1,2% a 22,9% das crianças vacinadas. Inchaço extenso, atingindo todo o membro, ocorre em 2% a 3% das crianças vacinadas com quatro ou cinco doses da tríplice bacteriana acelular infantil (DTPa), em geral nas primeiras 24 horas.
No geral, não há efeitos colaterais intensos devido a imunização, embora alguns sintomas leves possam surgir de acordo com cada paciente. Mesmo assim, a vacina contra a doença pode causar vermelhidão, dor, inchaço ou sensibilidade no local da aplicação, febre, sonolência nas primeiras horas e irritabilidade.
Da mesma forma que qualquer outro medicamento, o uso de paracetamol só deve ser feito quando há indicação médica. Sendo assim, de maneira geral, não é recomendado antes ou imediatamente após a vacinação.
Nessas situações, indica-se antitérmico/analgésico no momento da vacinação e com intervalos regulares nas 24 horas até as 48 horas subsequentes.
A vacina contra a gripe pode dar reações? Pode, mas as reações são geralmente desprovidas de gravidade. As reações mais comuns são dor, vermelhidão e induração no local de aplicação, que ocorrem nas primeiras 72 horas após a vacinação. A febre ocorre em menos de 1% dos casos.
A mais provável, disse ele, é que a injeção causa uma reação inflamatória do sistema imunológico, seja ao material morto do vírus da gripe usado para produzir a vacina, seja à proteína do ovo que permanece na vacina.
O organismo identifica o corpo estranho e produz anticorpos, gerando uma reação inflamatória. É essa reação inflamatória do corpo que pode produzir a febre, o mal estar e a dor no local, pois mostra a reação do organismo”, explica.
O único sintoma que a pessoa pode ter com a vacina é uma dor no braço, no local da aplicação. O braço pode ficar dolorido e a tendência é que o sintoma desapareça em 48 horas. Ou seja, ficar resfriado ou gripado após tomar a vacina da gripe é coincidência, diz a SMS.
A vacina protege contra a influenza A, incluindo a prevenção contra a cepa H1N1, e a influenza B. O que muitas vezes pode acontecer é a pessoa imunizada contra a gripe contrair um resfriado e, daí, passa a acreditar que a vacina não funcionou.