O planejamento de obras é o primeiro passo para a definição e organização do projeto. Nele, são definidas etapas e fases da obra, é a combinação de diversas atividades fundamentais, como orçamento, cronograma e o posterior controle das obras. Assim, podemos definir o planejamento de obra como um guia.
O que você precisa entender é que, ter todo este trabalho e dedicação no ínicio da obra podem evitar muitos problemas, imprevistos, atrasos e até mesmo acidentes. Com o planejamento é possível acompanhar o desenvolvimento do projeto e prever ações que podem garantir preço, prazo e qualidade.
Veja a seguir:
O planejamento de obras é um processo anterior à um empreendimento que engloba todas etapas anteriores à construção, passando por levantamento dos custos, elaboração do cronograma e estudo de viabilidade. O controle de obras ajuda a encontrar os desvios e antecipar às falhas.
O curso Controle de Obras habilita o profissional para trabalhar em canteiros de obras ou em laboratórios de materiais de construção, solo, asfalto, para fiscalizar, acompanhar e monitorar a qualidade de obras verificando os padrões tecnológico em projetos e normas técnicas.
Descubra como fazer o planejamento e o controle financeiro de...
Como montar um planejamento de obras em 5 passos
O planejamento é um dos exercícios fundamentais para alcançarmos nossos objetivos. Sem planejamento, há apenas boas ideias que podem não sair da gaveta. O exercício do planejamento nos permite reunir esforços para cumprir uma meta ou um conjunto de metas, para além de vislumbrarmos objetivos maiores.
O planejamento estratégico resume o propósito da organização porque mostra tanto o presente como o futuro, bem como as relações entre eles: ... Futuro: quem a empresa deseja ser daqui a alguns anos e aonde quer chegar. O caminho do presente até chegar ao futuro: o que precisa ser feito para chegar na visão de futuro.
O planejamento estratégico resume o propósito da organização porque mostra tanto o presente como o futuro, bem como as relações entre eles: Presente: quem a empresa é, onde está e qual o seu atual propósito de existir. ... O caminho do presente até chegar ao futuro: o que precisa ser feito para chegar na visão de futuro.
Além de auxiliar os educadores na condução de aulas mais eficientes e dinâmicas, o planejamento pedagógico proporciona a troca de experiências e de ideias entre os professores e coordenadores pedagógicos. ... A intenção é que a escola construa propostas mais eficientes para cumprir sua missão pedagógica.
Planejamento Aliás, essa é a fase mais importante para a conclusão do projeto. Por isso, o gestor deve desenvolver todo o plano de ação, o que inclui a definição do escopo, o cronograma, a definição e sequência de atividades, a estimativa de custos, os riscos que podem ter, o orçamento disponível, entre outras.
Socialização faz parte do processo de formação integral do aluno. ... Isso porque, ao socializar, a criança se depara com diversas situações, envolvendo diferentes pessoas e experiências que contribuem para que o pequeno cresça com uma visão mais ampla e tolerante do mundo.
Escopo determina e documenta os objetivos específicos de cada projeto, como suas entregas, tarefas, custos e prazos. Além disso, a documentação do escopo explica os limites de um projeto, estabelece responsabilidades para os membros da equipe e define os procedimentos de verificação e aprovação.
Explicação: "Manter um registro de todas as fases do projeto, de como cada item foi realizado, quais decisões foram tomadas, como e porquê, pode parecer preciosismo, mas a verdade é que a documentação em projetos é uma forma de proteger a equipe com relação a todo o desenvolvimento do trabalho".