Este controle é feito através de fatores de exposição, os quais são responsáveis diretamente pela formação e emissão da radiação e consequentemente a qualidade da imagem. O kV (quilovoltagem) é o que mais afeta a qualidade e em menor grau, na quantidade de radiação.
Densidade. Densidade radiográfica ou densidade óptica refere-se ao grau de enegrecimento da imagem. Quanto mais elevado esse grau, mais escura será a imagem e, assim, menor será a quantidade de luz que passará pela radiografia quando o médico colocar o exame na frente do negatoscópio ou de um foco de luz.
DISTÂNCIA FOCO FILME (D.F.F.):- A boa densidade de uma radiografia, e o que é o mais importante , a IGUALDADE DE DENSIDADE de uma para outra radiografia, principalmente em se tratando de diferentes órgãos, não será obtida, se não utilizarmos a D.F.F.
O contraste virtual foi previamente definido como diferenças entre exposição na saída do corpo entre as áreas referentes ao objeto e aos tecido de fundo, antes de atingir o filme radiográfico, e expresso em valores percentuais.
Contraste alto significa que há pouca quantidade de tons de cinzas na imagem entre as cores branca e preta. Por outro lado, baixo contraste significa que há muitos tons de cinza entre o branco e o preto.
Em sistemas digitais, como em radiografia computadorizada ou digital, há conversão da radiação em sinais digitais, conforme visto no módulo II. A imagem digital obtida é uma função bidimensional da intensidade de luz detectada para cada ponto do espaço.
A principal diferença entre elas está em como os raios que atravessam a matéria serão capturados e processados de modo a gerar a imagem. ... Na digital indireta, os raios são capturados por uma placa de fósforo que precisa ser escaneada a fim de que a imagem seja transmitida ao computador.
O pixel é a abreviatura para “picture element” ou elemento de uma imagem. É a menor parte de uma imagem digital e cada um destes pontos contém informações que determinam suas características.
O que é matriz na tomografia? Matriz é um conjunto de pixels rearranjados. Ela é importante para a qualidade das imagens geradas a partir da tomografia, pois impacta na sua resolução. Quanto maior a matriz, melhor a resolução espacial da imagem digital.
A teoria da Matriz de Densidade e Operador de Densidade é bem comportada para o tratamento de muitas situações em RMN, é largamente utilizada nesta área, particularmente na descrição de efeitos dos pulsos de r.f. sobre sistema de spin, além de descrever cada passo dado da sequência de pulso (1), como também no ...