Um experimento fatorial é tipo de experimento planejado que permite observar os efeitos que vários fatores podem ter sobre uma resposta.
Utilizaram um delineamento fatorial porque estavam especificamente interessados nos efeitos combinados do sexo e assertividade. Uma razão para o emprego de delineamentos fatoriais é a busca de efeitos de interação. Outra razão é para ser capaz de generalizar os efeitos de uma variável para vários níveis de outra.
1) Interação significativa do tipo simples: As respostas de um fator não são similares para todos os níveis do outro fator: A interpretação pode ser obtida com 'cortes' da resposta de um fator para cada nível do outro fator.
Interação de Variáveis e Variáveis Quadráticas Quando temos a multiplicação de variáveis em Econometria, estamos falando do conceito de interação de variáveis.
Como interpretar os resultados do Teste de Tukey?
A One-Way ANOVA deve ser utilizada quando a sua variável resposta é contínua (Y) e a sua variável explanatória é categórica (X). Além disso, normalmente, a One-Way ANOVA é usada para testar diferenças entre pelo menos três grupos, uma vez que a comparação entre dois grupos pode ser obtida através do teste t.
Um desvio padrão grande significa que os valores amostrais estão bem distribuídos em torno da média, enquanto que um desvio padrão pequeno indica que eles estão condensados próximos da média. Em poucas palavras, quanto menor o desvio padrão, mais homogênea é a amostra.
Por exemplo, uma amostra de tempos de espera em uma parada de ônibus pode ter uma média de 9 minutos 2. Como a variância não está nas mesmas unidades que os dados, com frequência, ela é exibida com sua raiz quadrada, o desvio padrão. Uma variância de 9 minutos 2 é equivalente a um desvio padrão de 3 minutos.
Gráfico é uma representação geométrica de um conjunto de dados usada para facilitar a compreensão das informações apresentadas nesse conjunto. Gráficos ajudam a identificar padrões, verificar resultados e comparar medidas de forma ágil.
Geralmente sao utilizados para demonstrar padroes, tendencias, e ainda, comparar informaçoes qualitativas e quantitativas num determinado espaço de tempo.