A beterraba já é conhecida como uma aliada dos treinos. Mas os benefícios desse vegetal não param por aí. Rica em vitaminas A, B, C e minerais como sódio, potássio, zinco, magnésio e ferro, a planta roxa também atua na prevenção de doenças e do envelhecimento dos tecidos.
Alguns estudos notaram que a beterraba tem uma quantidade significativa de nitratos. Essa substância se transforma em óxido nítrico e aumenta a dilatação dos vasos sanguíneos, com a consequente melhora do fluxo de sangue e passagem de oxigênio.
Mas não é todo mundo que pode ingerir a beterraba sem moderação. Isso porque o vegetal contém uma substância chamada oxalato que, se consumida em excesso, pode piorar o quadro de pedras no rim, para quem já tem o problema. Também podem haver contraindicações específicas pelos nutrientes que a beterraba contém.
Principalmente para pessoas propensas a desenvolver ou tem pedras nos rins e em pessoas que sofrem de síndrome do intestino irritável. Pois contem: Oxalato, que podem contribuir para a formação de pedras nos rins, tendo também ação anti-nutricional podendo interferir na absorção de alguns micronutrientes.
A resposta é que sim, eles podem fazer bem. No entanto, é necessário tomar alguns cuidados, porque a ingestão de grandes quantidades pode levar à alta de glicose no sangue, um perigo para os portadores dessa doença.
1.Boa para a digestão Isso porque elas normalizam o trato intestinal, o que é essencial para a saúde digestiva. E mais: uma substância chamada betaína normaliza a secreção ácida do estômago, o que melhora a absorção de nutrientes e evita problemas como azia e refluxo.
Mandioca. Mandioca, macaxeira, aipim. Como esse alimento é chamado na sua região?...Informação nutricional da mandioca.
A resposta é sim. A tapioca pode fazer parte do cardápio de uma pessoa com diabetes, podendo inclusive substituir o pão em algumas refeições. A farinha de tapioca fornece uma parte do carboidrato em forma de amido resistente.
Olá, Não. Ela pode aumentar as taxas de triglicérides.
"Os doces devem ser evitados por quem precisa controlar os níveis de colesterol, assim como os outros alimentos gordurosos.
Para pessoas com colesterol alto, o macarrão mais indicado é o que não contém ovos. No entanto, como normalmente a quantidade desse ingrediente nas massas é pequena, o consumo de macarrão com ovos não é prejudicial. Já a maior ou menor presença de fibras no alimento pode fazer diferença.
Coloque no prato
Pode-se comer ovos, porém, não mais do que 4 gemas por semana nos casos mais leves e não mais do que 2 gemas por semana nos casos de colesterol mais elevado ou alto risco cardiovascular. Nesta conta inclui-se alimentos que levam ovos, como bolos e massas. A clara não tem colesterol e pode ser consumida sem medo.
"O açaí contém ainda elevada taxa de vitamina E, possui fibras, proteínas, cálcio e vitamina B1, além de elevado teor de antocianinas, capaz de favorecer a circulação sangüínea e combater o colesterol alto. E mais: é também rico em ferro", diz a nutricionista.
E depois fizeram exames clínicos. “Chegamos à conclusão que o açaí pode ser benéfico, pode melhorar doenças cardiovasculares. Pode impedir que o colesterol suba muito, pode impedir que os triglicerídios subam muito”, aponta Claudine Alves Feio, cardiologista da UFPA.
Como se trata de um alimento muito calórico, em grandes quantidades o açaí pode levar a hiperglicemia, o aumento de açúcar no sangue, e problemas para quem é diabético, especialmente se ele for acompanhado por elementos muito engordativos, como xarope de guaraná e leite condensado.
Evitar o sedentarismo, evitar comer alimentos com gordura saturada e evitar fumar são medidas importantes a serem seguidas. Os alimentos que mais aumentam o colesterol são a gema dos ovos, o bacon, a pele da carne das aves, a manteiga, o creme de leite, a nata, as frituras, as salsichas, e embutidos e a carnes.
As frutas auxiliam no combate do alto colesterol (LDL). Goiaba, kiwi, morango, laranja contêm vitamina C e são aliadas da saúde do coração, pois evitam a formação de placas de gordura. “O abacate, por exemplo, beneficia combate do alto colesterol (LDL).