Como é feito o tratamento
As dores da fibromialgia duram pelo menos três meses e, em geral, não apresentam resposta satisfatória aos tratamentos clássicos com analgésicos, anti-inflamatórios e fisioterapia. Por isso, quando a dor for crônica, é importante procurar um especialista para diagnóstico preciso e indicação de tratamento adequado.
Com diminuição da rigidez e da fadiga e melhorando o condicionamento físico do paciente. Exercícios aeróbicos como caminhadas, natação, corridinhas, ciclismo, dança e hidroginástica incentivam a liberação de substâncias naturais do corpo que promovem a sensação de bem-estar.
Prevenção da fibromialgia
Evitar glúten, ser vegetariano e ingerir brócolis, tofu, feijões e folhas verdes escuras são práticas de uma alimentação para fibromialgia. Conhecer a melhor alimentação para a fibromialgia pode ser uma forma de lidar com os sintomas desse quadro.
Estudos avaliaram e sugerem que a dança alivia os sintomas da FM6. Um tipo de dança que vem crescendo e ganhando espaço na atualidade é a zumba, sendo praticada em mais de 120 países no mundo.
A Hidroginástica é uma excelente opção para portadores de Fibromialgia, ela diminui as dores musculares, o cansaço, a fadiga. Além disso, traz ao portador melhor qualidade de vida e segurança no seu cotidiano.
A fisioterapia é muito importante no tratamento da fibromialgia porque ajuda a controlar sintomas como dor, cansaço e distúrbios do sono, promovendo o relaxamento e o aumento da flexibilidade muscular.