São os capilares e as arteríolas. A circulação sanguínea está relacionada com o percurso do sangue no corpo.
Os leucócitos, muito conhecidos como glóbulos brancos, são células arredondadas e nucleadas. São produzidos na medula óssea e na maioria das vezes são bem maiores do que as hemácias.
As defesas do organismo contra a infecção incluem barreiras naturais, como a pele, mecanismos inespecíficos, como certos tipos de glóbulos brancos e a febre, e mecanismos específicos, como os anticorpos. Assim, a função do sistema imunológico é a de reconhecer os agentes agressores e defender o organismo da sua acção.
Tanto as barreiras naturais como o sistema imunológico defendem o corpo contra os organismos que podem provocar infecção. (Consulte também Linhas de defesa). As barreiras naturais são constituídas pela pele, pelas membranas mucosas, pelas lágrimas, pela cera dos ouvidos, pelo muco e pelo ácido gástrico.
O sistema imunológico tem a função de nos proteger de forma mais específica contra os vírus. Os glóbulos brancos produzem os anticorpos que agirão no combate aos agentes agressores de forma personalizada: cada anticorpo tem condições de eliminar ou “imobilizar” um determinado agente agressor.
Quando organismos invasores, como vírus e bactérias, se alojam em algum tecido do corpo – como o pulmão, por exemplo – as células de defesa residentes no mesmo tecido sabem que precisam agir. Esse processo “chama” células de defesa do sangue, os leucócitos, para a região infectada.
Resposta. Olá! A primeira barreira é a nossa pele (Umas das principais funções desse órgão, é a proteção motora contra patógenos). depois dessa, nosso organismo utiliza de alguns mecanismos como a febre, diarreia e vômitos por exemplo.