No caso de tensão abdominal, é porque o stress tende a forçar os músculos abdominais e apertar os órgãos, criando uma sensação dolorida. No caso de síndrome do intestino irritável, a tensão faz o sistema gastrointestinal processar os alimentos de maneira incorreta, causando desconforto.
A câimbra é um espasmo muscular, ou seja, uma contração involuntária de um ou mais músculos, que pode acontecer após os exercícios intensos, durante a noite ou a qualquer momento, em caso de desidratação ou falta de magnésio, por exemplo.
Alongar o músculo em espasmo é, geralmente, a providência mais efetiva. Quando as cãibras se manifestam nas pernas, a pessoa deve ficar em pé e colocar o peso sobre a perna acometida. Se não conseguir ficar em pé, deve sentar-se, e esticar a perna e puxar os pés para trás com as mãos.
Assim como a qualquer momento da vida de todo ser humano, a cãibra na gravidez pode ocorrer ao longo das 40 semanas, e suas chances aumentam nos últimos meses, quando a barriga está maior e o bebê utiliza o estoque materno de cálcio para o desenvolvimento final do sistema ósseo.
A resposta é bem simples. - Não é por acaso que surgem no segundo ou terceiro trimestre da gravidez. Na última fase da gestação, ossos e músculos começam a sentir o peso extra da futura mamã. As cãibras não são mais do que as “queixas” da nossa estrutura óssea e muscular, perante este trabalho extra.
Enjoo matinal As náuseas podem vir com ou sem vômitos; ocorrem principalmente na parte da manhã, mas podem se manifestar a qualquer momento do dia. Os enjoos da gravidez normalmente surgem na 5ª ou 6ª semanas, durando, geralmente, até a 12ª semana, data que marca o início do 2º trimestre de gestação.
Usando a data da ovulação como o início da gravidez, a maioria das mulheres experimentou os primeiros sintomas do enjoo da gravidez após 8 a 10 dias — em comparação com 20 a 30 dias se medido a partir de seu último período menstrual.
Como o enjoo está associado à produção de hCG ele tende a se iniciar com 5 ou 6 semanas, apresentar um pico entre 8 e 10 semanas e, a partir de então, reduzir. Deve desaparecer completamente em cerca de 16 semanas, muito embora costume cessar antes deste período.
Mas o aumento da produção da saliva durante a gravidez tende a desaparecer naturalmente com o passar dos meses. Existem algumas formas de reduzir e aliviar o incômodo da sialorreia na gravidez, como fazer diversas refeições em pequenas porções ao longo do dia, facilitando assim a deglutição.
Mas como evitar enjoo na gravidez?
Remédio caseiro para enjoo na gravidez