É a formação de locução verbal com o auxiliar ter ou haver no Pretérito Imperfeito do Indicativo e o principal no particípio, tendo o mesmo valor que o Pretérito Mais-que-perfeito do Indicativo simples. Por exemplo: Eu já tinha estudado no Maxi, quando conheci Magali.
Os tempos simples são tempos verbais - presente, passado e futuro - que são expressos por uma só palavra. Eles exprimem ação, estado, mudança de estado ou fenômeno da natureza mediante a utilização de apenas uma palavra, ao contrário dos tempos compostos, que são expressos por uma combinação de verbos.
New Member. Vivo en Brasil desde el ´77 y aqui usan el verbo TER como verbo auxiliar , asi la respuesta correcta es: TIVESSE .
Já a forma composta expressa a repetição de um processo verbal ou a sua continuidade até o presente em que falamos. Em termos de constituição ela é formada pelo presente do indicativo do auxiliar “ter” e do particípio do verbo principal.
O particípio, assim como o infinitivo e o gerúndio, é uma forma nominal do verbo. ... O infinitivo, por exemplo, pode ter função de substantivo; o gerúndio pode desempenhar função de advérbio ou adjetivo, enquanto o particípio pode valer por um adjetivo.
O infinitivo, assim como o particípio e o gerúndio, é uma forma nominal do verbo. Pode ser classificado como infinitivo pessoal e infinitivo impessoal. ... -do: para o particípio: cantado, conhecido, sorrido. -ndo: para o gerúndio: cantando, conhecendo, sorrindo.