De acordo com alguns estudos científicos, a moringa poderá ser eficaz para:
“O ideal é tomar de 500 mililitros a um litro do chá por dia, no máximo”, completa a expert. Quanto ao preparo, é semelhante ao de outras infusões: uma colher (sopa) da planta seca para um litro de água. Em seguida, é só ferver por até cinco minutos e deixar esfriar um pouco antes de beber.
Moringa oleifera tem benefícios incríveis
Além disso, pesquisas também mostram que um composto da planta é inibidor da leishmaniose. Outro estudo demonstrou que infusões de água quente de flores, folhas, raízes, sementes e talos ou casca de moringa têm atividades antiespasmódica, anti-inflamatória e diurética.
“Três sementes purificam cerca de um litro de água. De preferência que as sementes sejam colhidas e, em seguida, colocadas no recipiente em que será feito tratamento da água”, observou o engenheiro agrônomo da Agraer. O tempo mínimo para decantação da água é de 90 minutos.
A moringa é uma planta originária da Índia. Para purificar a água, a semente é extraída e masserada, formando um pó, aplicado no líquido. No Brasil, a planta já é usada para tirar o barro e eliminar bactérias de rios da região Nordeste.
"Não há um horário melhor do que o outro para tomar chá. De dia, ele vai te ajudar a ter disposição para o dia inteiro; À tarde, temos o tradicional chá da tarde, que cai muito bem inclusive nos dias frios para relaxar, e de noite (não tão tarde!), pode ajudar a te acalmar e na digestão", explica a nutricionista.
Adicione as folhas secas de moringa a água fervente. Misture com um pouco de mel e gengibre fresco e suco de laranja a gosto. Agite vigorosamente a mistura durante dois minutos, coloque gelo e leve à geladeira por pelo menos 4 horas, antes de consumir.
Para fazer o chá de moringa basta acrescentar 10mg (1 colher de sopa) das folhas de moringa em água fervente, tapar e deixar repousar por cerca de 5 minutos. Em seguida, coar e beber, indica-se pelo menos 400mg (2 xícaras pequenas) do chá por dia.
As folhas, vagens verdes, flores e raízes da moringa também podem ser consumidas por crianças e adultos (no caso da raiz, é preciso retirar a casca, que é tóxica. Porém, a raiz é comestível e tem um sabor picante que se assemelha ao do rabanete, diz o pesquisador Frederico Lisita).
Segundo a responsável, as pesquisas indicam que o consumo da moringa sem indicações “pode conduzir a problemas cardíacos” e a sua administração de uma “forma descontrolada” poderá aumentar a produção de glóbulos vermelhos, o que deixará o indivíduo “mais propenso” a um acidente vascular cerebral (AVC).
“A proibição da Anvisa em questão trata do alimento moringa que, descuidadamente, vem sendo atribuído a propriedades medicinais e venda sem controle”, comenta.
Tomar 1 cápsula, 2 vezes ao dia entre as principais refeições. Advertências: Gestantes, nutrizes e crianças até 3 (três) anos, somente devem consumir este produto sob orientação de nutricionistas ou médicos.
As propriedades da moringa incluem ação antioxidante, anti-inflamatória, analgésica, antidiabética, vasodilatadora, anticolinérgica, antirreumática e cicatrizante. A sua parte mais utilizada são as folhas, que podem ser consumidas na forma de chá, cápsulas ou pó, sucos, vitaminas e farinha.
"Não há um horário melhor do que o outro para tomar chá. De dia, ele vai te ajudar a ter disposição para o dia inteiro; À tarde, temos o tradicional chá da tarde, que cai muito bem inclusive nos dias frios para relaxar, e de noite (não tão tarde!), pode ajudar a te acalmar e na digestão", explica a nutricionista.
Os benefícios oferecidos pela planta auxiliam no combate ao colesterol ruim, doenças articulares, pressão alta, entre outros. Feito com as pequenas folhas da moringa, o chá que é alvo de estudos por todo o mundo, possui diversos benefícios e pode ser consumido diariamente por qualquer pessoa.
A partir de 8 horas você já começa a sentir os efeitos do chá, só NÃO pode tomar o chá as GESTANTES, LACTANTES, MENORES DE 12 ANOS ou QUEM FEZ CIRURGIA RECENTE (90 DIAS).
O ideal é beber o chá logo após ficar pronto, antes que o oxigênio do ar destrua parte dos componentes ativos. Mas a bebida preserva substâncias importantes para o corpo até 24 horas após o preparo.
"Colocar o chá na geladeira pode até retardar, mas não evita a perda dos princípios ativos. Se for consumir o chá gelado, é bom submeter a planta a algum tipo de aquecimento antes. ... Todo cuidado é pouco, já que alguns chás de uso popular podem ser tóxicos, como o confrei.
Independente do tipo de chá, para manter o sabor e aroma da erva, é necessário que o consumidor mantenha o produto em uma embalagem escura e hermeticamente lacrada, como uma lata. Deve-se evitar embalagens transparentes (para evitar a exposição à luz) ou de madeira (o odor da madeira pode influenciar o aroma da erva).
Comece a preparar como faria para um chá gelado normal. Ferva 2 xícaras de água, deixe 3 a 4 saquinhos de chá em infusão por 5 minutos no máximo, adicione mais 2 xícaras de água fria, despeje em uma jarra e leve à geladeira por 2 a 3 horas.
Saiba como preparar 6 receitas de chá gelado
Para preparar o seu Desinchá, basta fazer a infusão de 1 sachê em 200 ml de água quente e esperar de 3 a 5 minutinhos! Se preferir tomar gelado, basta fazer a infusão em água quente da mesma forma, e adicionar gelo a gosto! Você também pode manter na geladeira por até 24 horas.
O chá gelado é uma opção de bebida muito saudável, pois possui baixo valor calórico, tem a capacidade de hidratar o corpo, refrescar e é diurética. ... O chá é um excelente alimento a ser incorporado numa dieta balanceada, mas como todo alimento, deve ser consumido de forma equilibrada e em quantidade moderada.
Deixe a erva em infusão a frio durante 2 horas em temperatura ambiente ou 4 horas (ou mais) na geladeira. Coe e sirva. Eu recomendo deixar na geladeira – e não em temperatura ambiente – nesses dias mais quentes, porque seu chá gelado vai durar mais.
Os chás medicinais são vendidos em lojas especializadas ou em farmácias de manipulação. Especialistas lembram que o chá perde as propriedades quando está gelado – vira um refresco. Ele só funciona quando está quente.
Chá gelado de erva doce com hortelã Deixe a água ferver, apague o fogo e junte a hortelã. Tampe a panela ou abafe, por 5 minutos. Coe e adoce a gosto. Leve à geladeira ou sirva com bastante gelo.