Qual a alternativa que indica a seqüência que leva ao fechamento dos estômatos? ... Com umidade e com a presença de luz, os estômatos se abrem.
“A maior concentração de ozônio inibe a fotossíntese, pois faz com que os estômatos não se abram para a realização da fotossíntese. Como resultado, as plantas absorvem menos carbono da atmosfera. ... Sabemos do efeito nocivo das altas concentrações de ozônio sobre as plantas graças aos estudos em estufas artificiais.
O mecanismo de abertura e fechamento estomático é bem complexo, sendo regulado por diversos fatores, dentre eles: a concentração de íons potássio, influenciando na pressão osmótica, a intensidade luminosa, a concentração de gás carbônico e o teor hídrico do vegetal.
E como a poluição pode interferir no funcionamento das células? As células do sistema respiratório agem como uma peneira para as partículas de poluentes sendo que as maiores são destruídas pelas células de defesa pulmonares, mas as mais finas podem atingir a corrente sanguínea e chegar a outros órgãos do corpo.
A poluição do ar afeta a produção de alimentos e a vegetação O ozônio pode danificar as células das plantas e afetar negativamente a fotossíntese, enquanto o material particulado pode reduzir a quantidade de luz solar que atinge as plantas e as culturas alimentares.
Nas plantas, os poluentes gasosos atacam as folhas formando zonas concêntricas mortas (secas) geralmente junto da borda das folhas. Quanto às partículas pretas, estas vão obstruir os poros respiratórios da folha. Privadas da luz por esta camada e a asfixiar, a folha morrerá rapidamente.
Destruição da camada de ozônio. Morte de animais e plantas. Camada de fumaça encobrindo as cidades.
A planta também absorve a luz do sol. Com a energia solar e a clorofila, uma substância que dá a cor verde das folhas, ela realiza um processo chamado fotossíntese. ... Por isso dizemos que as plantas purificam o ar.
Preservação de florestas naturais. Implantação de sistema de transporte coletivo de qualidade. Criação e expansão de áreas verdes nas áreas urbanas, como praças arborizadas, parques ecológicos, jardins, etc. Uma das maneiras de diminuir a poluição do ar é criar critérios rigorosos quanto às normas de emissão de gases.