EQST

O Que Tecido Vivel?

O que tecido vivel? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

O que é tecido viável?

O tecido viável é formado no processo de cicatrização, reconstituindo a área lesionada. É classificado em granulação, epitelização, músculo e tecido subcutâneo.

Qual a diferença entre fibrina e esfacelo?

A fibrina mantém a crosta aderida à ferida até que uma nova camada de pele apareça. Enquanto que, o tecido esfacelado é uma mistura de tecido morto e é considerado prejudicial ao processo de cicatrização. Esta substância pode apresentar-se como depósitos amarelos, cinzentos ou acastanhados.

O que usar no Esfacelo?

O desbridamento autolítico tem como fatores terapêuticos a hidratação do leito da ferida, fibrinólise e consequente ação de enzimas endógenas sobre o esfacelo/tecido desvitalizado(1,2). Auxiliam no desbridamento autolítico: hidrogel, alginato de cálcio, hidrocolóide e até filmes transparentes.

Qual a diferença entre Esfacelo e necrose?

Necrose: tecido morto. Tipos: esfacelo ou necrose úmida e escara ou necrose seca. Desbridamento ou debridamento é a técnica de remoção dos tecidos inviáveis através dos tipos autolitico, enzimático, mecânico ou cirúrgico. O tecido necrótico possui excessiva carga bacteriana e células mortas que inibem a cicatrização.

Como avaliar uma escara?

Para a avaliação de UPs, devem ser verificados os seguintes fatores:

  1. os fatores de risco do paciente;
  2. as metas do atendimento;
  3. o estágio, o tamanho e a profundidade da ferida;
  4. a ausência ou presença, e tipo, de exsudato;
  5. a aparência do leito da ferida;
  6. uma possível infecção associada ou celulite.

Como tratar ferida de escaras?

O tratamento das escaras deve seguir o seguinte procedimento:

  1. Quando a ferida ainda não rompeu a pele (há apenas vermelhidão no local), deve-se massagear a pele com óleos ou cremes hidratantes.
  2. Quando a ferida já rompeu a pele, deve-se: Lavar a escara com soro fisiológico 0,9% morno.