Encontram-se definidas três estruturas de conjugação verbal: a 1. ª conjugação para verbos terminados em –ar, a 2. ª conjugação para verbos terminados em –er e a 3. ª conjugação para verbos terminados em –ir.
A conjugação flexiona o verbo em tempo e modo. Tempo é presente, passado e futuro, sempre em relação a um marco temporal. Modo é a situação do que se diz: é certeza, ordem ou dúvida.
O que determina a classificação dos verbos é a forma como eles terminam, se é em –ar, –er, –ir ou –or. Dessa forma, verbos terminados em –ar, como cantar, pertencem à primeira conjugação. Já os verbos terminados em –er, como correr, pertencem à segunda conjugação.
Tudo sobre verbos no Passado Simples (SIMPLE PAST) em inglês
Verbos regulares em inglês (regular verbs)
Past
O pretérito perfeito indica uma ação pontual, completamente terminada no passado, como: cheguei, passei, comecei. Ele é adequado para relatar as ações “fechadas”, terminadas no início da visita do autor à sua cidade natal.
Verbo saber - Verbo irregular da 2ª conjugação
O modo subjuntivo é aquele que apresenta o fato, a ação, mas de maneira incerta, imprecisa, duvidosa ou eventual. Este é o modo verbal exigido nas orações que dependem de outros verbos. Exemplos: Talvez ele chegue mais tarde.
Exemplos de verbos no subjuntivo
A predicação é identificada pela transitividade do verbo - que pode ser transitivo direto, transitivo indireto, bitransitivo ou intransitivo. O verbo "saber" pode ser usado como verbo transitivo direto, indireto ou intransitivo, a depender do contexto de uso. ... Transitivo direto - Eu sei que tudo vai ficar bem.
O verbo “morrer”, por exemplo, é, costumeiramente, classificado como intransitivo; mas “O dicionário prático de regência verbal”, de Celso Pedro Luft, lembra que o mesmo verbo pode ser transitivo. É o caso de frases como: “Ele morre por você!”. Nesse caso, quem morre, morre por alguém.
Para o verbo saber, neste contexto, é necessário um sujeito subentendido, que, como se trata da terceira pessoa do plural, poderia ser «eles», mas que pode, também, ser «vocês», num discurso próprio de uma situação de interação verbal, como, de certo modo, parece tratar-se em b).
Predicação Verbal é a forma de ligar o sujeito ao predicado da oração ou ao predicativo do sujeito. No que respeita à predicação, os verbos podem ser intransitivos, transitivos ou de ligação.
Verbos transitivos são verbos que, tendo sentido incompleto, necessitam de um complemento verbal para completar o seu sentido, ou seja, necessitam de um objeto direto e/ou objeto indireto.
Os verbos transitivos (VT) são aqueles que precisam de complemento, pois possuem sentido incompleto. Repare que o verbo transitivo é aquele que transita e precisa encontrar seu complemento para que a ação verbal faça sentido. Exemplos: Tenho um lindo colar africano.