Conforme Fernandes (2012) a drenagem superficial é um sistema de escoamento formado por diversos dispositivos como: as valas de proteção de corte (VPC) e vala de proteção de aterro (VPA); as sarjetas de corte (SC), sarjeta de aterro (AS) e sarjeta de canteiro central (SCC); as descidas e saídas d'água , bem como caixas ...
Os locais (calhas, canos, canais, rios, córregos, etc.) que acomodam os fluxos de água de drenagem, quando estes seguem repetidamente o mesmo caminho, são ditos canais de drenagem. Estes canais, quando interligados, formam necessariamente uma rede dendrítica, dita rede de drenagem.
A bacia hidrográfica ou bacia de drenagem de um curso d'água é a área onde, devido ao relevo e geografia, a água da chuva escorre para um rio principal e seus afluentes. ... Desníveis dos terrenos orientam os cursos d'água e determinam a bacia hidrográfica, que se forma das áreas mais altas para as mais baixas.
Conheça a diferença entre bacia hidrográfica e rede hidrográfica. Rede hidrográfica - É o conjunto de rios de uma bacia. Bacia hidrográfica - É a rede hidrográfica e também a sua área de captação de água. ... Exorreica - Corresponde às bacias que escoam as águas dos rios em direção aos oceanos.
Já a rede de drenagem de águas pluviais é um equipamento público instalado e mantido pelas prefeituras municipais. Ele é composto por estruturas de engenharia destinadas ao transporte, retenção e disposição das águas das chuvas.
Rede Hidrográfica significa um conjunto de cursos d'água (rios) dispostos em hierarquias encontrados nas bacias hidrográficas.