Pé ambulacrário (ou podia; singular: podium) é a designação dada em biologia aos pequenos túbulos com ventosas que funcionam como um eficiente sistema de locomoção dos equinodermes. O sistema ambulacrário é um sistema de canais exclusivo do filo Echinodermata. Esses canais são preenchidos por água.
→ Pés ambulacrais Apesar da existência de outros tipos de locomoção, os pés ambulacrais destacam-se como a principal forma de movimentação dos equinodermos, principalmente no grupo que inclui as estrelas-do-mar.
Os equinodermos são triblásticos, celomados e deuterostômios. Durante a fase larval apresentam simetria bilateral e na fase adulta, a simetria é radial. Os animais equinodermos apresentam uma grande diversidade de formas, tamanhos e modos de vida. ... Um exemplo de equinodermo séssil é o lírio-do-mar.
Equinodermos (Filo Echinodermata) são animais marinhos que apresentam movimentação lenta ou são sésseis. Possuem um endoesqueleto formado por placas calcárias e, em sua maioria, apresentam projeções pontiagudas (que partem desse esqueleto) e espinhos.
Apresentam simetria radial: esponjas, água-viva e coral e simetria bilateral: planária, minhoca e besouro. Simetria radial: vários planos passando por um mesmo eixo central dividindo o animal em metades iguais. Simetria bilateral: apenas um plano que passa por um eixo central dividindo o animal em metades iguais.
Estrela-do-mar: Simetria Radial. C) Lesma: Simetria Bilateral. D) Esponjas: As esponjas apresentam Simetria Bilateral. ... F) Água-viva: Simetria Bilateral.
Simetria radial - O corpo do animal pode ser divido em partes iguais dispostas em torno de um eixo longitudinal. Ocorre em animais cilíndricos. ... Simetria bilateral - O animal possui apenas um eixo de simetria que produz duas metades iguais. Esse eixo passa pelo centro do animal, determinando os lados esquerdo e direito.
simetria radial
As estrelas-do-mar estão incluídas no subfilo Asterozoa, as características incluem um corpo achatado, em forma de estrela, como adultos, que consiste de um disco central e vários braços irradiando. O subfilo inclui as duas classes de Asteroidea, a estrela-do-mar, e Ophiuroidea, ofiuróides e a cesta-de -estrelas.
simetria bilateral
Uma estrela-do-mar não tem cérebro, olhos, nariz, ouvidos ou mãos. Ainda assim, consegue perceber o ambiente ao seu redor -luz, temperatura e cheiro. ... Mas, quando uma estrela-do-mar quebra uma parte de seu corpo, muitas vezes ela é capaz de regenerar essa parte. Ou até mesmo pode surgir, dali, uma nova estrela-do-mar!
Resposta: Animal séssil é aquele que não se locomove, como no casos das esponjas (poríferos). Porém, a estrela do mar é um equinodermo e se locomove lentamente por meio dos seus pés ambulacrários(túbulos com ventosas). Desse modo não pode ser considerado como um animal séssil.