Chamou de apolíneo (relativo ao deus Apolo) o princípio que representa a razão como beleza harmoniosa e comedida, organizada. E denominou dionisíaco (relativo ao deus Dioniso) o princípio que representa a embriaguez, o caos, a falta de medida, a paixão.
O Apolíneo e o Dionisíaco é um conceito filosófico e literário ou dicotomia, com base em certas características da antiga mitologia grega. ... O Apolíneo é o lado da razão e do raciocínio lógico. Por outro lado, o Dionisíaco é o lado do caos e apela para as emoções e instintos.
Apolo é um deus da mitologia greco-romana, considerado um dos maiores deuses do Olimpo. Ele é venerado como o deus do Sol, da profecia, da poesia, das artes, da música, da cura, da justiça, da lei, da ordem, do tiro ao alvo e da peste.
Deuses Gregos e Romanos
Deusas Gregas
Iemanjá também é conhecida como a Afrodite brasileira por ser a protetora dos apaixonados. Durante as celebrações de Ano Novo, Iemanjá costuma ser reverenciada pelos brasileiros que levam oferendas para o mar e saltam sete ondas, fazendo um pedido à orixá a cada salto dado.
A deusa Vênus é a deusa do amor e da beleza na mitologia romana. Para os romanos, ela representou o ideal de beleza feminina. Foi uma das figuras mais veneradas na antiguidade e na mitologia grega, corresponde à deusa Afrodite.
Recebeu seu nome em homenagem à deusa romana do amor e da beleza Vénus, equivalente a Afrodite.
Afrodite é a deusa grega da beleza e do amor. Na mitologia romana, é conhecida como Vênus. Há duas versões para sua origem, a mais conhecida é a de que Cronos (deus do tempo), a pedido de sua mãe, cortou e jogou no mar o órgão sexual de seu pai, Urano (deus do firmamento).