Os Livros apócrifos (do latim tardio apocryphus, por sua vez do grego clássico ἀπόκρυϕος «oculto, secreto»), também conhecidos como Livros Pseudocanônicos, são os livros escritos por comunidades cristãs e pré-cristãs (ou seja, há livros apócrifos do Antigo Testamento) nos quais as comunidades cristãs não reconheceram a ...
Pseudepigrafia (do grego ψευδεπιγραφία) é o estudo dos pseudepígrafos ou pseudo-epígrafos, que são textos antigos, aos quais é atribuída falsa autoria.
Hebreus, Tiago, Judas e o Apocalipse Porém, estes livros ainda hoje aparecem no final da Bíblia de Lutero alemã até hoje.
Por iniciativa do próprio Lutero, que decidiu retirar os 7 livros da Bíblia, para dar maior fundamento a religião que criara (também chegou a negar, segundo declarações suas registradas, os deuterocanonicos do NT, como Apocalipse e Tiago mas nesse caso não teve sua opinião seguida pelos futuros protestantes).
Foi um dos principais opositores das reformas, e da reconstrução das muralhas de Jerusalém, levadas a cabo por Neemias. Sambalate, o horonita, e Tobias, o oficial amonita, ficaram muito irritados quando viram que havia gente interessada no bem dos israelitas.
Gesém foi provavelmente chefe dos árabes ao sul da Palestina, um dos inimigos dos judeus após o retorno da Babilônia (Ne 2:19, Ne 6:1-2). Ele uniu-se com Sambalate e Tobias ao opor-se à reconstrução dos muros de Jerusalém.