A palavra 'paralímpico' deriva da preposição grega 'para' (ao lado) e da palavra olímpico. Significa que os Jogos Paralímpicos se realizam paralelamente aos Olímpicos e ilustra o modo como os dois movimentos existem lado a lado. O comitê internacional é “paralímpico” desde sempre.
Esporte paralímpico transforma a vida de pessoas com deficiência e promove a inclusão em todo Brasil - Comitê Paralímpico Brasileiro.
Os Esportes Paralímpicos aprimoram a autoconfiança e a autoestima, além de favorecer a condição cardiovascular dos jogadores. Também desenvolve a força, a agilidade, a coordenação motora e o equilíbrio.
As provas podem ser disputadas por atletas com deficiência física ou visual. Dentre as provas estão: saltos, corrida, lançamentos e arremessos. Os atletas paralímpicos são divididos em grupos de acordo com o grau de deficiência e podem competir com próteses especiais ou cadeira de três rodas.
esporte é uma atividade física que pode ajudar no bom funcionamento do corpo e da mente. Qua nos torna mais saudavel e pode ser usado como meio de diversão.
Esportes são atividades sistematizadas realizadas com fins competitivos e que possuem regras predefinidas por instituições reguladoras. A maioria dos esportes estão relacionados à atividade física, como futebol, corrida e basquete, mas há algumas exceções, como o xadrez, que também é considerado um esporte.
O esporte pode transformar uma cidade e revolucionar uma sociedade. ... A importância da prática esportiva em nossa sociedade vai além dos benefícios na saúde física do homem. Não importa se for uma competição, uma brincadeira ou parte da aula de Educação Física, a socialização com os demais está intimamente ligada ao jogo ...
A prática de esportes como determinação pedagógica é importante pois cria um senso de comprometimento. ... Sendo assim, o esporte na escola contribui para que os alunos passem a ter mais disciplina em geral. Eles aprendem a ser responsáveis e começam a compreender como é importante cumprir com o que foi acordado.
Esporte escolar: contribuindo para formação da autonomia do indivíduo. Nunca se falou tanto em esporte no país como nos últimos anos. ... Nesse ponto, chamo a atenção para características dele que, com certeza, se bem utilizadas, são ferramentas que irão auxiliar a formação da autonomia do indivíduo.
O esporte praticado pelas pessoas com deficiência visual, atletas ou não, além de beneficiar o corpo físico, melhorar a saúde com a diminuição de peso, a eleva- ção dos níveis de condicionamento cardiopulmonar e o aumento de massa magra, também ajuda na sua reorga nização mental e física geral, melhorando sua desenvol ...
DEFICIÊNCIA VISUAL: futebol de 5, atletismo, ciclismo, judô, natação, goalball, hipismo, halterofilismo e esportes de inverno.