1. Que não é ou não está escrito (ex.: património ágrafo). ... Que não tem escrita (ex.: línguas ágrafas).
Os costumes, provavelmente, foram a principal fonte do direito. Os grupos humanos desenvolvem hábitos sociais que se repetem no tempo. Essa repetição gera nos membros do grupo a ideia de que são obrigatórios, transformando-os em regras.
Período Paleolítico ou Idade da Pedra Lascada Viviam da caça de animais, da pesca e da coleta de frutos e raízes. Usavam instrumentos e ferramentas feitos de pedra ou de pedaços de ossos. Nesta fase, a comunicação era em linguagem pouco desenvolvida, além disso sem a elaboração de palavras.
O período que vai do aparecimento dos seres humanos na Terra até o desenvolvimento da escrita, cerca de 3.
O termo Pré-História foi criado em 1851 e utilizado para se referir ao período da vida humana que antecede a invenção da escrita. O período pré-histórico durou aproximadamente 5 milhões de anos.
2.
Sabe-se que a história da escrita começou na antiga civilização mesopotâmica (atual Iraque) por meio dos povos sumérios. Essas pessoas desenvolveram a escrita cuneiforme por volta de 4.
As tintas eram feitas através do que encontravam na Natureza. Este pó era misturado com a gordura dos animais que eram caçados ou com o líquido que saía das plantas e assim faziam tinta. ...
As primeiras tintas foram criadas pelos povos da pré-história. Eles usavam sangue, argila, terra, plantas, pedras e ossos moídos para pintar o corpo e as paredes das cavernas. Logo eles perceberam que era necessário um elemento “ligante”, para fixar a pintura no local onde era feita e torná-la mais durável.
Materiais Utilizados na Pintura Rupestre Os pigmentos utilizados são materiais facilmente encontrados na natureza, como argilas, minerais, carvão, ossos carbonizados e vegetais misturados aos aglutinantes para dar viscosidade e fixar o pigmento.
Materiais utilizados Nas pinturas rupestres eram utilizados carvão, argila de várias cores e minerais triturados, materiais encontrados facilmente na natureza.
Segundo historiadores, a maioria dessas pinturas era feita por caçadores, que reproduziam a natureza, as mulheres e determinados animais que gostariam de caçar. Eles também acreditavam que poderiam matar um animal que fosse desenhado ferido mortalmente em uma caverna.
Encontrada geralmente nas paredes das cavernas e em pequenas esculturas, a arte rupestre tem grande importância na busca de informações sobre o cotidiano do homem pré-histórico. ... Pesquisas recentes comprovam que esse tipo de arte se desenvolveu em diferentes periodizações da história do homem.
Estudos recentes estimam que a arte rupestre teve início quando o homem de Cro-Magnon se estabeleceu na Europa, deslocando o homem de Neanderthal. As pinturas da caverna de Altamira, na Espanha, foram encontradas pela primeira vez por Marcelino Sanz de Sautuola, há aproximadamente 150 anos.
Arte rupestre é o nome dado às primeiras produções artísticas realizadas pelos seres humanos durante a Pré-história. Essa produção artística surgiu ainda durante o período Paleolítico, em torno de 30 mil anos atrás, e continuou a ser praticada durante o período subsequente, o Neolítico.
Arte rupestre é o nome da mais antiga representação artística da história do homem. Os mais antigos indícios dessa arte são datados no período Paleolítico Superior (40.
A palavra rupestre tem origem do latim e significa pedra. Comumente usamos a palavra rupestre associada à arte. As pinturas rupestres são as pinturas feitas pelos nômades que habitavam as cavernas na Pré-história.