Animais celomados são aqueles que apresentam celoma verdadeiro, enquanto os acelomados não apresentam celoma e os pseudocelomados (pseudo= “falso”) apresentam uma cavidade que não é revestida completamente por mesoderme.
O celoma é formado por camadas de tecido e é preenchido por ar ou água. Os tecidos que formam o celoma permitem que os órgãos do animal sustentem-se nessa cavidade. O líquido presente na cavidade, além de proteger os órgãos internos de impactos, funciona como um esqueleto hidrostático em alguns invertebrados.
Resposta. Acelomado(s): platelmintos; Pseudocelomado(s): nematódeos; Celomado(s): anelídeos, moluscos, artrópodes, equinodermos e cordados.
Os triblásticos, por sua vez, têm os três folhetos embrionários na sua composição: ectoderma, endoderma e mesoderma. São exemplos: os anelídeos (minhocas, sanguessugas) e os platelmintos (solitárias e tênias). Os animais triblásticos podem ser celomados, acelomados ou pseudocelomados.
Blastocelomado. São animais que, na fase embrionária, apresentam um pseudoceloma, ou seja, uma cavidade revertida pela mesoderme e endoderme.
Os ANELÍDEOS: · Celomados; Simetria bilateral; triblástico; protostômio; Sistema digestivo completo ( boca e anus ); Sistema nervoso ganglionar – ventral; Sistema excretor com nefrídeos.
O tubo neural se origina da placa neural (Figuras 1 e 2), uma área espessada do ectoderma neural na região dorsal média, que surge por volta da terceira semana, induzida pela notocorda e mesoderma paraxial. ... O tubo neural se fecha primeiramente na região medial do embrião.
O desenvolvimento do sistema nervoso como um todo começa em 3 semanas, com a diferenciação celular que forma a placa neural ao longo do dorso do embrião, que se amplia e sofre uma invaginação dando origem ao tubo neural, cujo a cavidade interna é cheia de líquido amniótico, que se tornará o encéfalo e a medula espinhal ...
O primeiro sinal de atividade cerebral ocorre na 13ª semana da gestação. A pesquisadora Vivette Glover, do Hospital Chelsea e Queen Charlotte, de Londres, acredita que a consciência fetal começa a se desenvolver a partir do sexto mês da gravidez.