Significado de Vala substantivo feminino Escavação destinada a acomodar canos de água, esgoto, gás etc. Cova extensa que nos cemitérios serve para enterro gratuito. [Agricultura] Escavação longa e mais ou menos estreita na extremidade de um terreno, para escoamento das águas pluviais.
O disco óptico normal apresenta uma rima neural rosada (suprida por uma rica rede capilar), margens bem definidas e uma escavação central quase branca (praticamente avascular). É mais alongado no sentido vertical, enquanto a escavação fisiológica é mais alongada no sentido horizontal.
Definição: Atrofia do disco óptico (congênita ou adquirida) que indica uma deficiência no número de fibras nervosas, que se iniciam na RETINA e convergem para formar o DISCO ÓPTICO, NERVO ÓPTICO, QUIASMA ÓPTICO e tratos ópticos.
O humos vítreo é um meio transparente que ocupa a maior parte do olho e é constituído de um material gelatinoso e claro. A córnea, o humos aquoso, o cristalino e o humos vítreo são os meios transparentes do globo ocular. Quando a luz incide sobre o olho humano ela experimenta a refração primeiramente na córnea.
A camada média ou vascular é formada pela íris, a coroide, o cório ou uvea, e o corpo ciliar. A camada interna é constituída pela retina que é a parte nervosa. Existe ainda o humor aquoso que é um líquido incolor e que existe entre a córnea e o cristalino.
FORMAÇÃO DA IMAGEM NO OLHO HUMANO A imagem que vemos é resultado do seguinte processo: o cristalino, uma lente biconvexa, forma uma imagem real e invertida do objeto, a qual fica localizada exatamente sobre a retina. Feito esse processo, essa imagem é enviada ao cérebro pelo nervo óptico.
A esclera é um tecido fibroso externo que reveste o globo ocular. Também conhecida como “branco do olho”, é recoberta por uma membrana transparente chamada conjuntiva. É uma camada opaca e densa, que tem a função de proteger o olho.
Diagrama esquemático do olho humano. A esclera (do grego skleros), também conhecida como esclerótica ou branco do olho, é a membrana externa, branca, fibrosa do globo ocular, ligeiramente mais azulada em crianças e preta em alguns animais, como no cavalo.
O edema ocular ou “olho inchado” pode ser devido a uma inflamação nos olhos (olhos inflamados), uma infeção ocular, a lesões oculares ou traumas, a alergias que afetam o olho, entre outras causas menos frequentes.
A quemose é a complicação mais comum na blefaroplastia, e mais comum ainda na cirurgia da pálpebra inferior, tem uma incidência de 6% aproximadamente, e costuma durar entre 2 e 4 semanas, mas isso é uma média. Em alguns casos pode durar mais. Geralmente tratada com colírios.