Em seu processo de funcionamento o ar e a água gelada circulam em conjunto, fazendo com que a temperatura do ar diminua devido à baixa temperatura da água. Esse processo ocorre com a ajuda de um equipamento chamado “Fancoil”, que funciona como um ventilador acionando que faz com que a água e o ar circulem.
O termo approach (a melhor tradução do inglês seria aproximação). É muito empregado pelas equipes de operação na análise de desempenho dos trocadores de calor de um Chiller. No evaporador, o approach indica o diferencial entre a temperatura de saída de água gelada e a temperatura de evaporação do fluido refrigerante.
Mas o que é Approach? Essa palavra vem do inglês e quer dizer aproximação, maneira de abordar, de interpretar ou de encarar uma situação, um ambiente, um cenário, um ponto de vista, um mode ver, ou traduzindo o sentido da frase da música do Zeca Baleiro; “ter pegada”.
Como calcular o COP e EER de um ar-condicionado As duas medidas são calculadas da seguinte forma: Divide-se o valor da capacidade em kW de arrefecimento para obter o EER, ou de aquecimento para obter o COP, pelo consumo eléctrico nominal (kW).
COP (coeficiente de desempenho) Q. COP é definido como a relação entre a potência (kW) extraída da bomba de calor como refrigeração ou calor, e a potência (kW) fornecida ao compressor.
Chama-se coeficiente de desempenho K de um refrigerador a razão Q2/W, onde Q2 é a quantidade de calor removida da fonte fria e W o trabalho fornecido pelo compressor, por ciclo de refrigeração.
Vamos Calcular:
Observando o consumo em kWh (Quilowatt-hora) de cada um, constatamos que os aparelhos dessa capacidade ficam com as médias de consumo entre os 22,7 kWh e os 32,5 kWh.
Já que você usará muito, escolheu um ar-condicionado inverter da Samsung (ciclo quente e frio). Esse modelo consome apenas 28% da energia usada pelos modelos convencionais. Ou seja, ele precisa de cerca de 1/3 da energia de um Split convencional.
Fizemos um levantamento no nosso comparador de preços com os modelos de ar-condicionado Split de 9.
Ar-condicionado Split inverter Atualmente, é o mais econômico encontrado no mercado. A tecnologia inverter mantém o condensador ligado direto, em ciclos menores, evitando os picos de energia para religar o aparelho.
Já entre os aparelhos Inverter, uma das melhores indicações é o LG Split Inverter Libero E+ 11500 BTUs. Ele tem Selo Procel A, função Energy Saving, Modo Sleep e Timer – além da tecnologia Inverter -, representando assim um ótimo custo-benefício quando o assunto é consumo de eletricidade.
Comparando ambos os modelos entre 9.
O Split costuma ser mais caro que o Janela; A instalação é mais cara e mais delicada, o profissional deve ser especializado nesse aparelho; Nem sempre é um bom ar-condicionado para condomínio, pois existem problemas de fachada.
Existe apenas um modelo de ar-condicionado 110v? O ar-condicionado 110V existe em vários modelos: split, janela, split-janela e portátil. ... O split-janela traz um design mais requintado, e o split reúne todas essas características a uma potência maior, que pode chegar a 12.
Verdade. Um aparelho com 18000 BTU consome mais energia do que um aparelho de 12000 BTU, por exemplo. Mas toma cuidado, pois usar um equipamento com potência menor do que o indicado para o ambiente, aumenta muito o consumo de energia dele.
O Ar-condicionado gasta muita energia quando a manutenção é falha. Se você acha que o ar-condicionado consumindo muita energia, pode ser por alguma falha na manutenção do aparelho. Quando os filtros estão sujos ele precisa puxar mais energia para sugar o ar, o que acarreta em um gasto maior na conta de luz.
Mas o uso pode acarretar em um aumento considerável na conta de energia. O ar-condicionado é o aparelho doméstico com maior consumo de energia, uma média de 200 kWh por mês, o que representa um aumento por mês, em média, R$ 100 na conta de luz.