A catacrese é uma figura de linguagem utilizada para se referir a algo que não tem um nome no idioma.
A comparação é uma figura de linguagem em que se percebe a analogia explícita entre dois ou mais termos, pois está sempre acompanhada de uma conjunção ou locução conjuntiva comparativa. A comparação é feita entre dois ou mais elementos. Veja os exemplos a seguir: ... (Comparação entre o amor por Pedro e por Micaela.)
É muito comum o emprego da comparação na linguagem informal (coloquial) e nos textos artísticos, por exemplo, na música, na literatura e no teatro....Outras figuras de palavras
A diferença entre elas está no uso de termos comparativos. A comparação usa alguns termos de conexão para comparar características entre dois ou mais elementos. Por exemplo: Os olhos dela eram como duas jabuticabas. ... No caso do exemplo de metáfora, a menina é comparada a um doce por ser meiga, gentil, prestativa.
Pode ser entendida como um artifício linguístico capaz de promover uma transferência de significado de um vocábulo para outro, através de comparação não claramente explícita. Veja alguns exemplos: Aquele rapaz é um “gato”. – A metáfora ocorre porque implicitamente o rapaz é comparado a um gato.
Entendemos por metáfora a palavra está sendo empregada fora de seu sentido concreto, real, literal. Trata-se de uma comparação implícita, subentendida no texto. Se caracteriza por comparar sem que sejam empregados termos comparativos.
--> " O céu é azul como o mar" Você pode pensar que essa é a correta, mas não é, uma vez que a partícula COMO dá sentido de comparação, logo, aí vemos a figura de linguagem conhecida como SÍMILE, ela compara duas coisas que existem e acontecem no mundo real.
Uma metáfora é uma comparação implícita. Por exemplo, "Amor é fogo". Aqui, houve a comparação de amor com fogo. Mas ele não deixou isso explícito.
Exemplos de Frases com Metáfora O personagem do livro tem coração de pedra. Em vez de dizer que o personagem do livro é insensível, podemos comparar o seu coração a uma pedra para expressar o quanto ele é duro. Essa comparação implícita dá mais ênfase e beleza à frase.
A metáfora é uma figura de linguagem utilizada para comparar-se dois conceitos sem se utilizar de expressões que indiquem que uma comparação está sendo feita. É um recurso estilístico estudado há muitos séculos e, também, um dos mais frequentes na língua falada e escrita.
Tipos de metonímia
A sinédoque é uma figura de linguagem caracterizada pela substituição de um termo por outro, ocorrendo uma redução ou ampliação do sentido desse termo. Isso acontece porque a relação que o termo substituído e o termo substituto estabelecem é desigual. Maioritariamente, é estabelecida uma relação entre a parte e o todo.
A metonímia é uma figura de linguagem que consiste na utilização de uma palavra no lugar de outra com a qual haja uma relação de sentido. Veja alguns exemplos: - Leio Machado de Assis há anos.
Em outras palavras, a hipérbole é um recurso muito utilizado, inclusive na linguagem do dia a dia, a qual expressa uma ideia exagerada ou intensificada de algo ou alguém, por exemplo: "Estou morrendo de sede".
O pleonasmo compõe o conjunto de figuras de sintaxe. ... Nesse caso o pleonasmo se torna vício de linguagem e é denominado pleonasmo vicioso. Acontece comumente na interação oral entre os falantes. Por exemplo: “descer para baixo”, “subir para cima”, “sair para fora”.
A hipérbole é uma figura de pensamento, já que o sentido figurado reside na ideia sugerida. Assim, ela consiste no exagero proposital em uma afirmação. Daí o adjetivo “hiperbólico”, isto é, exagerado, excessivo.
Exemplos de hipérbole usados no dia a dia Morri de rir com a história que ela me contou. Meu Deus, essa caixa pesa uma tonelada, não a consigo carregar sozinha! Já te disse um milhão de vezes que não gosto disso. Há séculos que estou esperando por esse dia!
A hiperbole é a figura de linguagem utilizada para expressar exagero. Ex: Estou morrendo de fome. (literalmente você não está). Estou quase morto de tanto estudar.
Resposta: Por ser uma frase exagerada. Aos amigos do jovem. Não, pois é exageros, há muitas coisas boas no mundo, mas isso vai de cada um.
Metafora e uma figura de linguagem que produz sentido figurativo por meio de comparacoes. Tambem e um recurso expressivo. Ja a hiperbole e a figura de linguagem que incide quando ha o exagero propositado em uma frase para definir algo de forma dramatica, passando uma ideia aumentada do que e a realidade.