As parestesias das mãos podem ser devidas a diferentes causas, as mais frequentes das quais são: Síndrome do canal cárpico, compressão do nervo cubital, radiculopatia cervical, diabetes, doença de Raynaud, artrite reumatóide, entre outras condições, como veremos adiante com detalhe.
Essa condição acontece quando há uma compressão do nervo mediano do canal do carpo, que se localiza entre a mão e o antebraço, e é algo muito comum. Ou seja: se por algum motivo o nervo é apertado (veja abaixo o que pode provocar) a pessoa pode ficar com os dedos formigando e dormentes.
Bons exemplos são as frutas cítricas, como laranja, kiwi, abacaxi, beterraba, limão e iogurte. Os alimentos anti-oxidantes e anti-inflamatórios também são indicados, como castanhas, salmão, alho e cebola. Quando o formigamento é causado pela falta de vitaminas é recomendado o consumo de vitaminas A, B e D.
Os nervos que chegam até as mãos e dedos vêm dos braços, que por sua vez saem da medula. Por isso, até mesmo uma pressão na coluna pode causar formigamento na sua mão, já que tudo está interligado. As causas dessa pressão podem ser diversas, como infecções, vasos dilatados, hérnia de disco ou até mesmo tumores.