EQST

Como Calcular O FCK Do Corpo De Prova?

Como calcular o FCK do Corpo de prova? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

Como calcular o FCK do Corpo de prova?

A resistência à compressão (fc) do corpo de prova é obtida dividindo o valor resultante do ensaio, pela área as seção do corpo de prova em cm². Assim, é obtida a resistência em kgf/cm² que se dividida ainda por 10,1972 obtém-se a resistência em MPa.

Quantos corpos de prova de concreto devem ser moldados?

Em geral, são moldados 4 corpos de prova por carga de concreto, para os ensaios que serão realizados após 7, 14, 21 e 28 dias, períodos correspondentes às diversas etapas da cura.

Quantos corpos de prova por caminhão?

“De todo caminhão que chega na obra, devem ser retirados 4 corpos-de-prova para serem rompidos no tempo de cura necessário. Seja para um concreto aplicado na fundação, pilares, vigas ou lajes”, explica Stella. Esses corpos-de-prova devem ser moldados em um local coberto e com piso nivelado.

Como se determina a resistência à compressão do concreto?

Para determinar a resistência do concreto (em fck), o mais comum é a realização do ensaio de compressão uniaxial, seguindo as diretrizes da ABNT NBR 5739 – Concreto – Ensaio de compressão de corpos-de-prova cilíndricos.

Como calcular a resistência à tração do concreto?

A resistência à tração é simplesmente calculada dividin- do-se a carga máxima pela área da seção transversal.