A autorregulação da aprendizagem, cujo estudo é ainda propedêutico no Brasil, consiste em um processo onde os alunos definem objetivos que nortearão suas aprendizagens, Page 4 15200 enquanto, ao longo deste processo, tentam controlar e monitorar sua cognição, motivação e comportamento.
Define-se, assim, a autorregulação como a habilidade de monitorar e modular a emoção, a cognição e o comportamento, para atingir um objetivo e/ou adaptar às demandas cognitivas e sociais para situações específicas (Sroufe, 1995).
Trata-se de conferir e permitir que seja conferida, bem como, de incentivar e ensinar o aluno a se responsabilizar pelo seu próprio modo de estudar, afinal, ninguém melhor do que ele próprio para fazê-lo. Isso não significa que os professores devem ensinar métodos padronizados de estudo a grupos de alunos.
O ensino da moral consiste em fazer com que se enxergue uma realidade, em fazer com que essa realidade possa ser tocada com as mãos. Ensinar as ciências é ensinar algo real.
A autorregulação da aprendizagem pode ser desenvolvida mediante a coordenação de aptidões cognitivas, metacognitivas e motivacionais. É possível aprimorar as estratégias de autorregulação da aprendizagem através de atividades de ensino que estimulem os alunos a automonitorar e a controlar o seu desempenho.
Educação moral, no ambiente escolar, significa introduzir os educandos no contexto do debate ético com o objetivo de fomentar, por meio de um procedimento argumentativo/dialógico, a sensibilidade para as questões morais e a formação de uma subjetividade como o fórum de decisões práticas.
Você sabia que a escola tem um papel fundamental na formação do cidadão? ... Papel da escola é socializar o conhecimento seu dever é atuar na formação moral dos alunos, é essa soma de esforço que promove o pleno desenvolvimento o individuo como cidadão.
Essa disciplina pretendia orientar os brasileiros segundo os preceitos de moralidade e civismo propostos pelo Regime Militar (1964-1985). ...
O ensino de Educação Moral e Cívica foi uma disciplina retomada em 1969 pela ditadura militar, considerado como tendo por objetivo controlar a juventude depois das revoltas estudantis na época, que contestavam o regime.
Instrumento da ditadura A Educação Moral e Cívica foi criada em setembro de 1969 como disciplina obrigatória nas escolas de todas etapas e modalidades do País pelo então presidente Arthur da Costa e Silva (1967-69), criador do AI-5, durante a fase mais dura e brutal da ditadura militar brasileira.
A convivência familiar e comunitária são os primeiros ensaios para o desenvolvimento psíquico da criança. ... Sendo o núcleo desse desenvolvimento os valores familiares.
E o que seria, então, cívico? No dicionário formal, cívico é definido como um adjetivo referente a cidadão, elemento integrante do Estado que tem "deveres cívicos" e age de forma patriótica, com "espírito cívico."
É o conjunto de atividades desenvolvidas, normalmente em caráter temporário, com a finalidade de auxiliar as comunidades a solucionar os seus problemas mais prementes, desenvolvendo o espírito cívico e comunitário do cidadão.
Civismo são práticas assumidas como deveres fundamentais para a vida coletiva, visando preservar a sua harmonia e melhorar o bem-estar de todos. Mais especificamente, o civismo consiste na dedicação pelo interesse público e também pela política de um país, fidelidade, paz ou honra em relação à pátria; patriotismo.
São momentos específicos para refletir e cantar o Hino Nacional na escola. ... Os estudantes serão orientados e incentivados a conhecerem e cantarem a letra correta do Hino Nacional Brasileiro, compreendendo o que estão recitando e sabendo o significado da letra.
Diferentes das escolas militares, as cívico-militares são instituições públicas comuns em que a gestão administrativa e de conduta são responsabilidade de militares ou profissionais da área de segurança, enquanto que a gestão pedagógica fica sob a responsabilidade de pedagogos e profissionais de Educação.
[Popular] Puxão de orelhas: levou um orelhão e começou a chorar.