partiu Partiu vem do verbo partir. O mesmo que: despedaçou, dividiu, quebrou, fugiu, abalou, zarpou, fragmentou, subdividiu, fracionou....
acabar, finalizar, findar, terminar, ultimar.
34 sinônimos de doente para 4 sentidos da palavra doente: Enfermo: 1 dodói, achacadiço, achacado, achacoso, adoentado, combalido, débil, debilitado, doentio, empalamado, enfermiço, enfermo, fraco, indisposto, insalubre, mórbido.
46 sinônimos de surgiu para 8 sentidos da palavra surgiu: Apareceu, ficando visível: 1 apareceu, mostrou-se, manifestou-se, ergueu-se, levantou-se, elevou-se.
Significado de Surgir verbo intransitivo Aparecer ou despontar; chegar de repente; ficar visível: um pássaro surge no horizonte. Acontecer; ter início ou começar a existir: pagou as contas, surgiram outras maiores.
Surgiu vem do verbo surgir. O mesmo que: aconteceu, ocorreu, apareceu, nasceu, rompeu, lembrou, despontou.
2. voar, encobrir-se, morrer, esconder-se, ocultar-se. 3.
6 sinônimos de sinônimo para 1 sentido da palavra sinônimo: Palavra de sentido semelhante: 1 expressão com sentido aproximado, expressão de sentido parecido, expressão de sentido semelhante, palavra com sentido aproximado, palavra de sentido parecido, palavra de sentido semelhante.
Precisão urgente: 3 urgência, premência, precisão, instância, emergência, exigência, aperto, ânsia, vontade, desejo, mister, apuro. Exemplo: Por favor, tenho necessidade de falar com ele neste exato momento!
Significado de Necessidade substantivo feminino Característica ou particularidade do que é necessário, essencial. Aquilo que não se consegue evitar; inevitável: comer é uma necessidade. O que não se deve prescindir; que não se pode pôr de parte; imprescindível: ele precisava suprir suas necessidades.
6 sinônimos de necessitando para 2 sentidos da palavra necessitando: Tendo necessidade de: 1 precisando, carecendo, tendo de, devendo, tendo que.
27 sinônimos de escolha para 5 sentidos da palavra escolha: Seleção: 1 seleção, separação, apuração, apuramento, distinção, triagem.
substantivo feminino Ato ou efeito de escolher, de selecionar entre uma coisa e outra; seleção, preferência, opção: a vida é feita de escolhas.
Ato de eleger, escolher: 1 escolha, opção, seleção, optação. Escolha por votos: 2 votação, voto, sufrágio, pleito, escrutínio, apuração, apuramento.
1 de que modo, de que maneira, de que forma, de que jeito. Exemplo: Como você quer que a limpeza seja feita? Na indicação de modo: 2 da maneira que, do modo que, do jeito que, da forma que.
Sinônimos Perfeitos: são as palavras que compartilham significados idênticos, por exemplo: léxico e vocabulário; morrer e falecer; após e depois. Sinônimos Imperfeitos: são as palavras que compartilham significados semelhantes e não idênticos, por exemplo: feliz e alegre; cidade e município; córrego e riacho.
1 a título de exemplo, tendo como exemplo, como, tal como, exemplificando, exemplificativamente, citando caso análogo, citando caso parecido, exempli gratia, verbi gratia.
1 amostra, exemplar, caso, tipo, espécie, espécime. Exemplo: O comportamento que você apresentou ontem é um exemplo concreto da sua imaturidade. O que pode ser imitado: 2 modelo, molde, padrão, protótipo, paradigma, arquétipo, cânone, figurino, espelho, bitola, craveira, estalão, traslado, translado.
substantivo masculino O que se consegue imitar; aquilo que deve ser imitado, copiado: dar bom exemplo aos filhos. Situação da qual é possível tirar um ensinamento ou serventia.
Um exemplo é o ato ou a ação de se pegar um fato já existente para explicar alguma situação. Exemplo pode ser também aquilo que pode ou deve ser imitado ou copiado; modelo. Este vocábulo vem do latim exemplum e foi datado no século XIV.
A forma preferível para abreviar a expressão «por exemplo» é p. ex. (com espaço), de acordo com o Novo Prontuário Ortográfico, de J. M. de Castro Pinto, edição da Plátano Editora. A forma e. g., do latim exempli gratia, também está correcta, mas tem o inconveniente de ser menos compreensível para a maioria das pessoas.
ex: É preciso reconhecer os principais problemas, como tempo de casa e hora trabalhada, por exemplo. Nesse período, o uso conjunto de “como” e “por exemplo” está correto, porque a repetição de sentidos reforça a ideia de que “tempo de casa” e “hora trabalhada” são apenas dois dentre vários “problemas”.
Não use exemplos em partes de seu texto que já são bastante compreensivas, não é necessário exemplificar algo que o examinador facilmente entenderá. Procure exemplificar apenas suas idéias de difícil compreensão ou abstratas.
Veja algumas possibilidades:
Segue, a seguir, uma série de frases para a ligação entre os parágrafos.
O bom é começar o texto expondo as causas e consequências de determinada ação dita no tema. É aqui que você elabora suas hipóteses sobre o assunto, e começa seu processo de argumentação. Geralmente, as causas ficam em um parágrafo e as consequências em outro, mas isso não é regra.
Confira alguns operadores argumentativos para esse tipo de parágrafo: antes, depois, posteriormente, quando, logo que, assim que, logo após, a princípio, no momento em que, pouco antes, pouco depois, atualmente, hoje, freqüentemente, nesse meio tempo, sempre que, assim que, desde que, etc.
Afirmação ou tópico frasal O primeiro elemento do parágrafo deve ser um tópico frasal. Isso significa que é preciso iniciar o parágrafo de desenvolvimento com uma afirmação do que você se propõe a fazer como objetivo do parágrafo.