Para formar a nota máxima dessa competência, que equivale a 200 pontos, o candidato deve garantir "estrutura sintática excelente", que admite apenas uma falha, e, no máximo, dois desvios. Caso contrário, a nota sofrerá desconto de acordo com número de erros cometidos.
A competência 2 avalia a compreensão da proposta de redação, do tema e do texto dissertativo-argumentativo.
Para garantir a nota máxima, é preciso que o texto mostre que o participante sabe "selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista."
4 dicas para alcançar a pontuação máxima na competência 1
Como sabemos, a tese caracteriza-se pela defesa de uma ideia ou de ponto de vista. A tese de um texto argumentativo pode estar implícita. Quando isso ocorre, o ponto de vista deve ser construído pelo leitor a partir do encadeamento das informações fornecidas no texto.
Na redação modelo Unesp, geralmente a tese está explícita no texto desde a introdução (há exceções, mas falaremos disso em outro post). Então, vamos procurá-la, à partida, no primeiro parágrafo do texto. A missão, logo, é encontrar o que o candidato pretende argumentar, qual é a opinião dele sobre o assunto.
Dicas para fazer uma boa conclusão
Premissa é uma proposição cuja verdade serve de base para a verdade de outra, a conclusão. Conclusão é uma proposição cuja verdade se baseia na verdade de outra, a premissa.
Resposta: Filosofia é o ato de filosofar, ou seja, é o pensar e a reflexão do seu cotidiano, o homem usa a filosofia para compreender os seus atos e pensamentos. Explicação: Filosofar é Refletir sobre o próprio pensar; Pensar aquilo que já foi pensado, voltar para nós mesmos e colocar em questão.