A literatura brasileira é subdividida em duas grandes eras que acompanham a evolução política e econômica do País. A Era Colonial e a Era Nacional são separadas por um período de transição que corresponde à emancipação política do Brasil.
As Escolas Literárias do Brasil e de Portugal
Resposta: Escola literária ou movimento literário é o conjunto de todos os acontecimentos históricos envolvendo a literatura desde a invenção da escrita até os dias atuais.
O teatro popular, a poesia palaciana e a crônica histórica foram os gêneros mais explorados durante o período do humanismo em Portugal.
As principais manifestações literárias do período são a poesia palaciana, a historiografia de Fernão Lopes e o teatro medieval e popular de Gil Vicente.
A literatura do Humanismo português produziu manifestações literárias nos diversos gêneros: em prosa, desenvolveu-se principalmente a historiografia, cuja maior expressão foi Fernão Lopes; na poesia, floresceu uma intensa atividade palaciana, documentada no Cancioneiro geral, compilado pelo poeta Garcia Resende.
Em Portugal, o Humanismo estendeu-se entre 1434 a 1527 e teve como marco inicial a nomeação de Fernão Lopes como cronista-mor do Reino e, como marco de transição para o Renascimento, a volta do poeta Sá de Miranda da Itália, que trazia as novidades renascentistas.
Classicismo em Portugal O marco inicial do movimento foi a chegada do poeta Francisco Sá de Miranda à Portugal. Ali, ele se inspirou no humanismo italiano, trazendo uma nova forma de poesia: o “dolce stil nuevo” (Doce estilo novo).
Humanismo é o nome da produção literária do período situado entre o final da Idade Média e o início da Idade Moderna. Humanismo é o nome da produção literária do período situado entre o final da Idade Média e o início da Idade Moderna. Ou seja, entre o século 15 e o início do 16.