A figura paterna ou figura do pai é, normalmente, um homem mais velho, normalmente com poder, autoridade ou força, com o qual pode-se identificar profundamente a nível psicológico e que gera emoções que geralmente se sentiam em relação a próprio pai.
A figura paterna no desenvolvimento da criança é fundamental para que ela se sinta acolhida, tenha uma autoestima elevada e estabilidade emocional. A ausência do pai influencia diretamente na maneira como esse jovem irá lidar com seus relacionamentos pessoais, familiares e profissionais.
O pai tem papel tão importante quanto o da mãe na vida de um filho. Cabe a ele mostrar ao bebê que existem outras pessoas no mundo além da mãe, ser uma boa referência para a criança, ou seja, alguém em quem ela possa se espelhar.
Ele precisa de sua presença Seu filho precisa vê-lo, ele precisa de seus abraços, suas palavras confortadoras, seu exemplo, seus limites e até sua desaprovação. Ele precisa saber que você está ali para ele em qualquer circunstância. Ainda que você trabalhe demais, ainda que você e a mãe dele não estejam mais juntos.
Os pais possuem direitos fundamentais tais como licença-paternidade, afastamento do trabalho para prestar assistência ao filho com alguma deficiência ou levá-lo ao médico, sem que isto lhe cause prejuízos. A licença-paternidade é de cinco dias seguidos, contados a partir do nascimento.
Não me dou bem com o pai do meu filho
Quando meu filho não me obedece é porque nós estamos estimulando nelas a resistência e não a cooperação. O resultado mais triste de ter o objetivo de conseguir que nossos filhos façam o que queremos, ao invés do que todos querem, é que, em algum momento, tudo o que pedirmos lhes parecerá uma exigência.
Como lidar com os filhos desobedientes sem gerar problemas em casa?
Olhe nos olhos do seu filho e diga com firmeza no semblante e na voz o “não” que precisa ser dito. Dê uma explicação rápida e clara sobre a necessidade do limite. Se ele tentar bater em você, continue olhando firme nos olhos dele e diga que bater dói, machuca e você não gosta e não vai deixar!
5 passos que você deve seguir para impor limites aos filhos
10 dicas para ensinar limites aos filhos de forma correta e EDUCATIVA!
Aqui está como fazer do castigo uma ferramenta eficaz
O que fazer: Desde a infância, a criança deve ser acostumada a assumir suas responsabilidades, expandindo gradualmente os limites desta. Fale sobre os problemas com ela e a faça compreender as consequências do mau comportamento. Crie regras claras e as siga, dando o exemplo.
Para que o seu filho perceba que a melhor forma de conseguir a sua atenção é através dos bons comportamentos, elogie-o e/ou ofereça gestos de carinho (dando-lhe beijos e abraços) sempre que ele fizer ou mesmo tentar fazer alguma coisa boa, como ajudar a pôr a mesa ou fazer um recado, por exemplo.
Aqui listamos 15 maneiras para fazer com que seu filho se sinta amado e que se lembrem desses momentos a vida toda.
Ela engravida, muda hábitos para não prejudicar o bebê, carrega a criança por nove meses, amamenta, se preocupa, passa noites em claro, acode, cuida, perdoa, ensina e se engrandece a cada aprendizado do filho.