Quando o útero cresce, os ligamentos redondos se esticam. Estes, que recobrem o órgão, se tornam mais flexíveis para proporcionar apoio. A consequência geralmente é uma dor no baixo ventre que aparece quando alguns movimentos são feitos. Pode acontecer ao girar, ao levantar da cadeira ou inclusive ao tossir.
Em alguns casos, o bebê permanece sentado na barriga da gestante, o que é chamado de posição pélvica. Assim, em vez de nascer pela cabeça, a criança nasce pelo quadril. Cerca de 3 a 4% dos nascimentos ocorrem com o bebê na posição pélvica.
O parto pélvico acontece quando o bebê nasce na posição contrária ao habitual, o que acontece quando o bebê se encontra na posição sentada, e não fica de cabeça para baixo no final da gravidez, o que é esperado.
Com 28 semanas, 25% dos bebês estão em apresentação pélvica; com 32 semanas, 7%; e após 36 semanas, 3 a 4%. Na maioria das vezes não há uma causa aparente para a apresentação pélvica, porém, alguns fatores maternos ou fetais podem contribuir para sua ocorrência.
APRESENTAÇÃO: é a região fetal que se encontra mais próxima da bacia materna (parte do corpo que irá nascer primeiro). Por exemplo, chamamos de APRESENTAÇÃO CEFÁLICA quando o feto está com a cabeça para baixo e APRESENTAÇÃO PÉLVICA quando o feto está com a cabeça para cima e portanto irá nascer de nádegas.
Confie! 4Mesmo que o bebê esteja sentado, na posição pélvica, é possível realizar o parto normal, com algumas ressalvas. Converse com o seu médico sobre os tipos de parto e os riscos.
Provavelmente, ele já está de cabeça para baixo, a posição ideal para o parto. Mais de 90% dos bebês escolhem, naturalmente, essa posição – ele fica com o rosto virado para a sua barriga. Cerca de 4% dos bebês ficam sentados dentro do útero. Essa posição pode dificultar, mas não impedir, um parto normal.
Exercício 1 Coloque um colchão ou almofada no chão. Na posição de quatro apoios, incline a cabeça para baixo e levante o bumbum, ficando apenas com a testa e os braços apoiados no chão. Deve-se ficar nesta posição durante 10 minutos, e repetir o exercício de 3 a 4 vezes por dia.
Aos 4 meses de gravidez o bebê mede cerca de 15 cm e pesa cerca de 240 g. Ele começa a engolir o líquido amniótico, o que ajuda a desenvolver os alvéolos dos pulmões, já chupa o dedo e as digitais já estão formadas.
De acordo com dados divulgados pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), 80% dos abortos espontâneos acontecem até a 12ª semana de gestação. Ele pode ser caracterizado como precoce ou tardio, quando ocorre antes ou depois da 12ª semana, respectivamente.