Classe B - Atividades docentes exercidas por portador de, no mínimo, título de licenciatura de 1º grau, específica, ou de habilitação legal equivalente, bem como Professor Classe "A", com mais de 05 (cinco) anos de exercício na classe.
As classes sociais, para Marx, surgem a partir da divisão social do trabalho. ... Em razão da divisão social do trabalho e dos meios, a sociedade se extrema entre possuidores e os não detentores dos meios de produção. Surgem, então, a classe dominante e a classe dominada (ou seja, a dos trabalhadores).
Embora o teórico alemão Karl Marx raramente usasse o termo "consciência de classe", ele fez a distinção entre "classe em si", que é definida como uma categoria de pessoas que têm uma relação comum com os meios de produção; e uma "classe para si", definida como um estrato organizado na busca ativa de seus próprios ...
Resposta. o caso da classe para si, o grupo sabe que tem aspirações e oposições em comum. ... Segundo Karl Marx, a classe em si corresponde à vaga no processo de produção e a classe para si tem consciência dela.
A premissa filosófica presente na teoria marxiana a respeito da passagem da classe em si e a classe para si corresponde ao problema da possibilidade de tomada de consciência coletiva da classe trabalhadora a respeito das contradições inerentes da sociedade capitalista.
A consciência de classe é, para Marx, uma situação a que o ser humano está naturalmente sujeito. É ela que permite a união, a coesão entre iguais e a luta por melhorias para a classe.
Especificamente para a análise marxista, dentro do sistema capitalista, classe dominante corresponde à burguesia, ou seja, refere-se especificamente à classe social detentora dos meios e da capacidade de organizar a produção capitalista, ainda que não necessariamente tenha o controle total do processo de expansão ...
Classe trabalhadora é um conceito mais amplo da categoria clássica de proletariado, definida por Marx e Engels no Manifesto do Partido Comunista de 1848. O conceito de classe trabalhadora abrange não só o proletariado, mas todas as camadas sociais que vivem da venda da sua força de trabalho.
A classe trabalhadora hoje tem uma nova morfologia. Ela tem o proletariado industrial produtivo, que é o seu núcleo central. Esse proletariado não é mais aquele proletariado estável da era taylorista e fordista (leia mais sobre o tema), mas ele é terceirizado, ele é precarizado.
Resposta: Para os marxistas, existem duas classes sociais autônomos politicamente no modo de produção capitalista : A burguesia, constituída pelos donos dos meios de produção e o proletariado, constituído pelos trabalhadores que fabrican mercadorias a partir da venda da sua força de trabalho.