Inibidores da protoporfirina oxidase (Protox) Inibidores de protox fazem mais que bloquear a produção de clorofila e heme (MARKWELL et al., 2006). Com a inibição da enzima Protox, ocorre o acúmulo de protoporfirinogênio no cloroplasto.
Os herbicidas inibidores da enzima 5-enolpiruvilshikimate-3-fosfato sintase (EPSPs) agem inibindo esta enzima na rota de síntese dos aminoácidos aromáticos essenciais fenilalanina, tirosina e triptofano, que são precursores de outros produtos, como lignina, alcalóides, flavonóides e ácidos benzóicos.
COMO OS HERBICIDAS MATAM AS PLANTAS A morte das plantas tratadas com inibidores da fotossíntese ocorre por estes herbicidas ao bloquearem o transpor- te de elétrons, produzirem substâncias ricas em energia e altamente tóxicas, que destroem as membranas das células e levam, assim, a planta à morte.
Os herbicidas pertencentes ao grupo O possuem como mecanismo de ação a mimetização de auxinas, também são conhecidos por reguladores de crescimento, auxinas sintéticas ou herbicidas hormonais, em função da similaridade estrutural com a auxina natural das plantas.
O AIA age em pequeníssima quantidade, na ordem de milionésimos de mg, estimulando o crescimento. Uma dose ótima para estimular o crescimento do caule pode inibir o crescimento da raiz. ... A dose ótima para o crescimento do caule é inibitória para o crescimento da raiz e também inibe o crescimento das gemas laterais.
Epinastia é a designação dada em botânica e agronomia a uma forma de nastia que resulta da anormal curvatura das folhas para baixo, devida ao crescimento do lado adaxial (superior) do pecíolo ser mais rápido que o crescimento do lado abaxial (inferior).
Um herbicida seletivo é aquele que é muito mais tóxico para algumas plantas do que para outras dentro dos limites de: a) uma faixa específica de doses; b) método de aplicação e c) condições ambientais que precedem e sucedem a aplicação.
Herbicidas não seletivos são aqueles de amplo espectro de ação, capazes de matar ou danificar severamente todas as plantas.
Quando a aplicação de um herbicida tem como alvo o solo, ou seja, o banco de propágulos, a seletividade pode ocorrer por meio do posicionamento....Seletividade de herbicidas na cultura da soja.
Herbicidas. São substâncias utilizadas para o controle de plantas daninhas, plantas estas que competem com as culturas comerciais por espaço, nutrientes e água. Plantas daninhas dificultam a colheita e reduzem a produtividade.
Inseticidas, como o nome indica, são substâncias utilizada contra insetos, seja nas plantações, indústrias ou até mesmo em domicílios. Já os fungicidas são substâncias químicas utilizadas na agricultura contra a infestação e crescimento de fungos.
Roundup
ametryn
glifosato
glifosato
OS 6 TIPOS DE AGROTÓXICOS MAIS USADOS E PERIGOSOS
Uso de agrotóxicos na agricultura. Agrotóxicos são produtos químicos usados na lavoura, na pecuária e mesmo no ambiente doméstico: inseticidas, fungicidas, acaricidas, nematicidas, herbicidas, bactericidas, vermífugos; além de solventes, tintas, lubrificantes, produtos para limpeza e desinfecção de estábulos, etc.
Agrotóxicos são produtos químicos sintéticos usados para matar insetos, larvas, fungos, carrapatos sob a justificativa de controlar as doenças provocadas por esses vetores e de regular o crescimento da vegetação, tanto no ambiente rural quanto urbano.
Tipos de pesticidas
Ingrediente ativo é a substância química principal de um agrotóxico. São divididos em classes químicas, como organofosforados, organoclorados, neonecotinóides, piretróides, fentalamidas, fenoxiacéticos, entre outras.
Composição
Defensivos agrícolas são produtos químicos, físicos ou biológicos usados no controle de seres vivos considerados nocivos ao homem, sua criação e suas plantações. São também conhecidos por agrotóxicos, pesticidas, praguicidas ou produtos fitossanitários.
Os defensivos agrícolas naturais são os produtos originários de partes de, ou compostos extraídos de plantas, microrganismos, animais e minerais. São sistemas em franca expansão que buscam obter vantagens das interações de ocorrência natural, dando ênfase ao manejo das relações biológicas e processos naturais.
Chamados também de produtos agroquímicos ou agrotóxicos, os defensivos agricolas são produtos destinados à proteção de culturas agrícolas. ... Os produtos agroquímicos, segundo as formas de aplicação, classificam-se em inseticidas, fungicidas, herbicidas e outros grupos menores, como os raticidas, acaricidas e nematicidas.