Em resumo, é o projeto de arquitetura/projeto básico, que dá o start para todo esse processo. E o projeto executivo é um complemento, que será capaz de fechar todas as informações necessárias, detalhadamente, para a boa execução dos trabalhos de execução da obra.
Outro ponto que o arquiteto precisa prestar atenção é quanto ao recebimento. O ideal é estipular porcentagens que serão pagas ao final de cada etapa. Uma sugestão é cobrar 30% pelo estudo preliminar, 20% pelo anteprojeto e os outros 50% no projeto executivo.
Para realizar o cálculo do orçamento do seu projeto de arquitetura, você deve sempre levar em consideração qual o padrão e o tipo de obra, se é um imóvel baixo, médio, alto, ou comercial, residencial, incorporação. Uma obra de pequeno porte pede atenção na hora de elaborar o orçamento.
Outra forma de cobrar pelo seu projeto de arquitetura é pelo número de horas gastas pelo profissional na elaboração de um projeto, definindo um número de horas trabalhadas e o custo médio de cada hora.
O preço/hora dos arquitetos são bem variados, mas geralmente podem ficar entre R$ 200 a R$ 1.