Todas as ligações dos compostos orgânicos são covalentes, assim, se houver diferença de eletronegatividade na molécula, ocorrendo um deslocamento de carga, ela será polar; mas se não houver diferença de eletronegatividade entre os átomos, a molécula será apolar.
A polaridade de uma ligação e de uma molécula está relacionada à distribuição dos elétrons ao redor dos átomos. Se essa distribuição for simétrica, a molécula será apolar, mas se for assimétrica, sendo que uma das partes da molécula possui maior densidade eletrônica, então se trata de uma molécula polar.
O resultado é a formação de um momento dipolo entre a ligação do nitrogênio com o carbono, formando um composto polar.
Tipo, o H2S é polar devido sua geometria e diferença de eletronegatividade. Do mesmo modo a água. ... É necessária uma elevada diferença de eletronegatividade para que ela aconteça. Não a há no caso do enxofre.
Dessa forma, no ácido cianídrico, existe a presença de duas nuvens eletrônicas (uma ligação simples e uma ligação tripla) e ligante igual ao outro. Por isso, trata-se de um composto polar.
A solubilidade de um composto é determinada pela seguinte regra: "Semelhante dissolve semelhante". Logo, solventes polares dissolvem substâncias polares, e solvente apolares, substâncias apolares. Porém, quanto maior for o tamanho da cadeia do álcool menor será sua solubilidade. ...
Para determinar a solubilidade do soluto, devemos escolher uma temperatura, tracejar até a curva de saturação (que indica a quantidade máxima de soluto que pode ser dissolvida em uma massa fixa de solvente) e, em seguida, tracejar até o eixo y.
Sempre abrir. Solventes são substâncias capazes de dispersar determinadas outras (solutos) em seu meio. ... De acordo com a teoria “semelhante dissolve semelhante”, os solventes polares são capazes de solubilizar os solutos também polares, assim como os apolares solubilizam solutos também apolares.
Resposta. Semelhante dissolve semelhante, sendo assim, polar dissolve polar e apolar dissolve apolar.