substantivo masculino Região que, por conter água, é fértil e está localizada em pleno deserto (ou locais áridos). [Figurado] Lugar e/ou circunstância que, embora estejam certados por momentos ou coisas desagradáveis, ocasionam prazer; tudo o que pode parecer calmo. Etimologia (origem da palavra oásis).
Significado de Álcool substantivo masculino Líquido obtido mediante a destilação do vinho, de outras bebidas ou líquidos fermentados, também chamado espírito de vinho, álcool etílico. (Fórmula C2H5OH; ferve a 78ºC e se solidifica a -112ºC.).
Gostaria de saber se a palavra álcool é proparoxítona. É. Tem o acento tónico na antepenúltima sílaba: ál-co-ol.
Veio do árabe al-qutun, que também originou algodón, em espanhol. A palavra árabe se separou do artigo al, e qutun deu no italiano cotone, que foi parar no francês coton, no inglês cotton e no português cotão, aquela bolinha de poeira parecida com um algodãozinho nojento.
Aí entra em cena Lupe Hernandez, estudante de enfermagem que teria inventado o álcool gel em 1968 na Califórnia como alternativa para a falta de água com sabão.
Marido e mulher, Jerome e Goldie Lippman partiram em 1946 em busca de uma substância que limpasse as mãos sem estragar a pele. Foi aí que surgiu uma baseada no petróleo. Eles fundaram em Ohio, nos EUA, a empresa Gojo. Guarde este nome.
Benefícios do álcool em gel
O álcool comum é apenas um saneante, sendo útil somente para a limpeza de superfícies e objetos, não para a eliminação de germes. Além de ser mais eficaz do que a higienização tradicional, com água e sabonete, a utilização do álcool em gel ainda inibe o crescimento de bactérias sobre a pele das mãos.
Você sabia que foi uma mulher quem criou este desinfetante para as mãos? Em 1966, quando ainda era estudante de enfermagem em Bakersfield, na Califórnia, Lupe Hernandez inventou o produto.
7 PRODUTOS DE LIMPEZA CHEIROSOS