Temperatura e calor são conceitos bastante próximos, embora tenham significados bem distintos para a termologia. Enquanto o calor é uma forma de energia, a temperatura é uma medida da energia cinética de todos os átomos e moléculas constituintes de um corpo.
Calor é a quantidade de energia armazenada e temperatura é uma grandeza que mede os níveis de calor dos corpos,se estão quentes ou frios. Equilíbrio térmico é um estado como o próprio nome já diz é quando os corpos geralmente em um isolante térmico atingem a mesma temperatura.
A agitação das partículas que constituem um corpo se associa a uma energia cinética média, ou seja, energia do movimento, que recebe a denominação de energia térmica. ... A energia térmica em movimento (trânsito), provocada pela diferença de temperatura entre dois corpos, é denominada calor.
Calor é a energia transferida entre dois ou mais sistemas devido a uma diferença de temperatura entre eles. Por exemplo, quando pegamos um copo com chá quente a energia é transferida do copo para nossa mão e, quando pegamos um copo de água com gelo, a energia é transferida da nossa mão para o copo.
Para calcular o calor latente de uma substância, basta dividir a quantidade de calor Q que a substância precisa ganhar ou perder para mudar de fase pela massa m da mesma.
Calor latente é a mudança de estado físico de uma substância quando há troca de calor, em um processo de fornecimento de energia para um corpo. ... Essa quantidade de calor fornecida ou retirada de um corpo pode mudar o estado de agregação das moléculas do elemento, tornando viável a transformação de um estado físico.
A quantidade de calor latente, quando fornecida ou retirada de um corpo, é capaz de mudar o estado de agregação das moléculas do elemento. O calor é um tipo de energia em trânsito entre dois corpos que possuem temperaturas diferentes.
Para calcular o calor latente é utilizada a fórmula:
Calor latente de fusão de uma substância é a quantidade de calor necessária para fundir completamente uma unidade de massa da substância quando ela estiver na temperatura de fusão. Sendo o calor latente do gelo é 80 cal/g, significa que são necessárias 80 cal para fundir 1,0 g de gelo.
Resposta. Resposta: 75 000 cal ou 300 000 J.
Exemplo: Qual a quantidade de calor sensível necessária para aquecer uma barra de ferro de 2kg de 20°C para 200 °C? Dado: calor específico do ferro = 0,119cal/g°C....Calor sensível.