É uma ferramenta de medição que trabalha com precisão e serve para medir a distância entre dois lados simetricamente opostos de um objeto. Em geral, o paquímetro serve para medir as dimensões de pequenas peças, como parafusos, porcas, tubos, entre outros.
É o paquímetro mais utilizado. Serve para realizar medições internas, externas, de profundidade e de ressaltos. Possui um relógio acoplado ao cursor que facilita a leitura, agilizando a medição. É muito empregado para medir peças cônicas ou peças com rebaixos de diâmetros diferentes.
Manter o paquímetro sempre limpo, evitando depósito de poeira e outros materiais. Não expor o paquímetro ao calor, inclusive aos raios solares. Examinar se as peças a medir não têm rebarbas que possam danificar as faces de medição do paquímetro.
De acordo com o VIM Vocabulário Internacional de metrologia, precisão é uma caracteristica do instrumento. Ex.: de forma simples, um paquímetro tem uma precisão entre 0,01 e 0,05 mm; e um micrômetro tem uma precisão entre 0,01 e 0,001 mm.
Como realizar a calibração do paquímetro?
Identificação: Os equipamentos devem ser identificados, para possibilitar a rastreabilidade. Esta identificação pode ser por TAG, número de patrimônio, cor, etc; Faixa de Utilização: Deve ser identificada a faixa de utilização do equipamento, para que a calibração seja realizada dentro desta faixa.
As empresas e os auditores não devem apenas analisar o certificado e o considerar como garantidor da qualidade das medições. Para ter conhecimento da necessidade de calibração de instrumentos é preciso que a leitura e interpretação seja feita por um profissional que tenha conhecimento de metrologia.
Discrição. Caracteriza a aptidão de um instrumento de medição em não alterar o valor do mensurado.