A membrana plasmática, também chamada de membrana celular ou plasmalema, é uma estrutura que delimita a célula, separando o meio intracelular do meio externo.
Podemos classificar o transporte passivo em três tipos: difusão simples, difusão facilitada e osmose.
Bomba de sódio e potássio é uma proteína da membrana plasmática que utiliza energia ATP - Trifosfafo Adenosina transformando em ADP – Difosfato de Adenosina para levar íons de sódio (NA+) e potássio (K+) para o meio intracelular e extracelular, consecutivamente.
6) Como substâncias lipofílicas (lipossolúveis) e hidrofílicas (hidrossolúveis) atravessam a membrana celular? As substâncias lipofílicas não carreadas podem atravessar a membrana simplesmente passando através de seu centro lipídico (difusão simples).
Transportadores de glicose GLUT4 Também estimula a entrada de aminoácidos nas células para promover a síntese protéica. O transportador possui a menor cinética da família dos GLUT, mas grande afinidade.
O GLUT 4, também denominado transportador de glicose 4 ou membro 4 da família 2 de carreador de soluto é uma proteína transportadora codificada pelo gene SLC2A4, sendo abundante nas membranas celulares do músculo esquelético, cardíaco e tecido adiposo.