O período fetal começa nove semanas após a fertilização e termina com o nascimento. Ele caracteriza-se por um rápido crescimento corporal e pela diferenciação dos sistemas de órgão. Uma mudança óbvia é a diminuição relativa do ritmo de crescimento da cabeça em comparação com o resto do corpo.
FASE EMBRIONÁRIA: 2 a 8 semanas desenvolvem-se nesta fase ocorre a formação dos órgãos e os principais sistemas corporais. FASE FETAL: 8 semanas até o nascimento, surgimento e funcionamento das estruturas corporais. O crescimento dentro do útero é muito pequeno.
O desenvolvimento pré-natal é dividido em três períodos, estabelecidos pela maioria dos embriologistas: período pré-embrionário, que vai da fecundação até a terceira semana de desenvolvimento, período embrionário, que vai da quarta semana à oitava semana, e o fetal, que vai do terceiro mês até o final da gestação.
Blastulação é um processo que sucede a mórula e possui uma cavidade formada por células. Gastrulação forma os folhetos embrionários, que a partir dos mesmos os tecidos e órgãos do embrião serão originalizados.
O estágio de mórula ocorre 3 a 4 dias após a fecundação, coincidindo com a entrada do embrião no útero. Conforme ocorrem as sucessivas clivagens, há a formação de uma cavidade interna, a blastocele, e assim o embrião passa do estágio de mórula para o estágio de blástula.
O quinto estágio de segmentação celular do zigoto recém-formado através da fecundação é conhecido como blástula (ou blastocisto em mamíferos), e prepara o embrião para a implantação na parede uterina (nidação). ...
Significado de Blástula substantivo feminino Zoologia Forma embrionária constituída por uma esfera oca de parede epitelial. (A blástula branca sucede à mórula e precede a gástrula.).
É o nome dado ao segundo estágio de desenvolvimento de um embrião animal em embriologia. ... Após um processo de compactação das células através da junção de oclusão, uma cavidade interior à mórula se forma, chamada de blastocele; apenas quando esta se forma pode-se considerar o embrião em estado de blástula.
A notocorda, também chamada de corda dorsal, é um bastão formado por células que se localiza no dorso dos embriões dos cordados. Essa estrutura se origina a partir da diferenciação do mesoderma, sendo que sua função é a de sustentar o tubo nervoso.
A notocorda surge pela transformação do bastão celular do processo notocordal. O assoalho do processo notocordal funde-se com o endoderma e degeneram. Ocorre então a proliferação de células notocordais a partir da extremidade cefálica, a placa notocordal se dobra e forma a notocorda (figuras 3 e 4).
Dentre as principais funções da notocorda, destacam-se ser um sítio de ligação do músculo precursor vertebral e servir de base para o esqueleto axial. Nos mamíferos a formação da notocorda se dá no período de gestação em que a gastrulação começa, tempo de aproximadamente três semanas.
O tubo neural se origina da placa neural (Figuras 1 e 2), uma área espessada do ectoderma neural na região dorsal média, que surge por volta da terceira semana, induzida pela notocorda e mesoderma paraxial.