Os líquidos contra a desidratação
Saiba como evitar a desidratação em idosos
Prefira copos pequenos e com pouca quantidade, várias vezes ao dia. Mantenha as bebidas que eles mais gostam próximas, de preferência em copos inquebráveis fáceis de segurar e difíceis de virar. Ofereça também alimentos ricos em líquidos como frutas aquosas (melancia, melão e laranja), sopas, picolés ou gelatinas.
Veja algumas dicas para hidratar idosos dependentes:
Mas outros indicativos da desidratação costumam ser perceptíveis na aparência física, como olhos fundos, olheiras, boca e pele secas. Além disso, tornam-se frequentes o cansaço excessivo, a tontura e a fraqueza. Em alguns casos, a desidratação também pode causar aumento da frequência cardíaca.
Conforme você envelhece, se torna mais suscetível à desidratação por várias razões: a capacidade do organismo para conservar a água é reduzida, o senso de sede torna-se menos aguçado, e há uma menor capacidade de responder às mudanças de temperatura.
— Os idosos têm menos água no corpo do que as pessoas mais jovens. Por causa da diminuição do sistema de termostase, eles acabam desidratando mais rapidamente porque o organismo apresenta uma diminuição do número e da sensibilidade de receptores corporais que controlam a sede — explica o neurologista Andre Lima.
A desidratação pode ser classificada em leve, moderada e grave. São sinais mais comuns da desidratação leve e moderada, a sede exagerada, boca e pele secas, olhos fundos, ausência ou pequena produção de lágrimas, diminuição da sudorese e, nos bebês, a moleira afundada.
A desidratação é a deficiência de água no corpo. Vômito, diarreia, sudorese excessiva, queimaduras, insuficiência renal e uso de diuréticos podem causar desidratação. A pessoa sente sede e, conforme a desidratação piora, ela pode suar menos e excretar menos urina.
A pessoa desidratada perceberá redução na quantidade de saliva. Além disso o sangue fica “grosso”, de modo que a língua se apresenta com cor vermelha quase preta e a superfície fica irregular. Se apresentar sinais de desidratação a recomendação é tomar água. Bebidas como suco e refrigerante não hidratam.
ressecamento, pois há maior evaporação de água do corpo. O envelhecimento também provoca a desidratação da pele. Quanto mais velho for o indivíduo, menor será a quantidade de água em seu corpo. Por isso é comum que pessoas idosas apre- sentem pele mais seca e com dificuldade de hidratação.
De acordo com a médica, a pele desidratada é uma condição temporária, enquanto a seca é um tipo de pele. “Pacientes com histórico pessoal ou familiar de alergias, como dermatite atópica, asma, bronquite e rinite, tem uma tendência a ter a pele mais seca.
Como hidratar a pele extra seca
O ambiente – baixas temperaturas no inverno, altas temperaturas no verão, o vento, os raios ultravioletas do sol e os ambientes fechados com aquecimento ou ar-condicionado central estimulam a evaporação da água, causando a pele desidratada.
Frutas cítricas A abundância de vitamina C da laranja e do limão beneficia a pele seca não apenas por se tratar de uma poderosa antioxidante, mas também por atuar na formação do colágeno, responsável pela firmeza da pele.
5 hidratantes caseiros para o corpo e como preparar
Os 7 Melhores Hidratantes para a pele seca em 2018
Soluções de limpeza à base de água e de óleo podem ser usadas em peles secas a muito secas. O segredo para se hidratar a pele seca ou muito seca do rosto é reabastecer os fatores de hidratação naturais, que atraem a umidade e retêm-na no estrato córneo, ou na camada superior da pele.
Creme Hidratante Corporal - 200ml Outros cuidados que auxiliam a manter a pele hidratada é evitar banhos muito quentes e demorados, usar um sabonete neutro sem parabenos ou substâncias que ressecam a pele e ingerir pelo menos dois litros e meio de água diariamente para hidratar o corpo de dentro para fora.
Pele seca O que fazer: é indicado beber a quantidade de água diária recomendada, evitar tomar banhos com água muito quente, usar sabonete neutro ou glicerado e hidratar a pele com cremes adequados ao tipo de pele.
A pele do rosto merece cuidados especiais e, para ela, a especialista indica uma receita com ingredientes que sairão diretamente da sua cozinha: uma banana madura e uma colher de creme de leite. "Amasse bem a fruta e misture até formar uma pasta. Aplique uma camada sobre o rosto e deixe agir por 15 minutos.
Pode remover as células mortas da pele através da esfoliação, um processo que ainda melhora a circulação, torna a pele mais brilhante e mais recetiva a absorver o seu hidratante de eleição. A esfoliação remove as células mortas das camadas externas da pele.
1 - Faça um escalda pés Encha uma bacia com cerca de 10 centímetros de água quente (mas não muito!), adicione algumas gotas de limão e uma colher cheia de creme hidratante de seu uso diário. Misture bem e deixe os pés imersos por cerca de 10 a 15 minutos. Isso vai ajudar a abrir os poros da pele.
Ácido natural para clarear manchas na perna “A água do arroz é rica em ácido Kójico, um poderoso clareador que pode ser utilizado em toda a extensão do corpo. Faça compressas com a água do arroz nas áreas escurecidas por 20 minutos, em dias intercalados”, ensina a biomédica.
Esfoliante com limão, pepino e açúcar O suco de limão misturado com suco de pepino tem muitas qualidades que ajudam a limpar e clarear a pele, removendo o excesso de oleosidade, impurezas e manchas. O açúcar tem a ação de esfoliar, removendo as células mortas e desobstruindo os poros.
Para fazer o esfoliante é simples, basta misturar uma colher de sopa de mel, uma colher de sopa de açúcar e pronto. É só aplicar no rosto com movimentos leves circulares, massageando o rosto por três minutos, depois é só enxaguar com bastante água.