Na colônia do Brasil, onde os jesuítas tinham colégios (missões), Pombal os acusou de apoiar os indígenas na resistência contra Portugal. ... Um atentado à vida do rei José, em 1758, deu a Pombal o pretexto para tirar poderes da nobreza e expulsar os jesuítas, que tinham amizade com os conspiradores.
Os jesuítas encontravam-se dessa forma isolados. Assim, no ano de 1759, centenas de jesuítas foram expulsos do Brasil, pelo secretário de estado português: o Marques de Pombal. ... A 25 de setembro de 1845 abriram o primeiro Colégio da Companhia de Jesus, após a sua Restauração, no Brasil.
Um importante reduto jesuíta no Brasil era a colônia de Sete Povos das Missões, no Rio Grande do Sul, na época dominado pela Espanha. São Miguel das Missões, RS São Miguel das Missões, RS Pedra.
A principal função dos jesuítas, ao virem ao Brasil, era evangelizar, catequizar e tornar cristãos os indígenas que habitavam estas terras. ... Um dos nomes mais conhecidos no processo de evangelização que chegaram até nós foi o do padre José de Anchieta. Mas os jesuítas não ensinavam apenas os indígenas.
A Companhia de Jesus, a ordem dos jesuítas à qual pertence o novo Papa Francisco, foi fundada em 1540 pelo espanhol Inácio de Loyola, que lançou suas bases na capela de Montmartre em Paris a partir de 1534 com seis outros companheiros, entre eles São Francisco Xavier.
Inácio de Loyola
15 de agosto de 1534, Montmartre, Paris, França
Resposta:Papa Francisco é da ordem dos jesuítas, a Companhia de Jesus. Os jesuítas chegaram ao Brasil em 1.
Olá, tudo bem? As duas principais instituições da Igreja Católica no Brasil durante a colonização foram os jesuítas (da Companhia de Jesus), responsáveis pela evangelização dos indígenas, e os padroados, que atuavam diretamente nas vilas e com a comunidade.
Os jesuítas, além de trazer consigo os principias costumes religiosos e condutas de comportamento, trouxeram sua metodologia de ensino, que era embasada por um documento de código pedagógico, plano de estudo, conhecido como Ratio Studiorum.
Em 1554, 13 jesuítas, entre os quais José de Anchieta, enviados pelo padre Manuel da Nóbrega, fundaram no planalto um colégio que daria origem à Vila de São Paulo. No dia 25 de janeiro foi celebrada uma missa e, por ser o dia da conversão do apóstolo São Paulo, o colégio recebeu seu nome.
Entre os nomes mais importantes podemos citar Manuel da Nóbrega e José de Anchieta. O colégio localiza-se entre os rios Anhangabaú e Tamanduateí, e foi fundado inicialmente em 1554, ou seja, menos de um século depois da chegada dos portugueses ao Brasil.