O grau de compactação ou compactação relativa pode ser um parâmetro útil e de fácil medição para indicar mudanças nos parâmetros físicos como macroporosidade, condutividade hidráulica, permeabilidade ao ar e resistência à penetração do solo (Carter, 1990).
As operações para execução de aterros compactados consistem nas operações de descarga, espalhamento, umedecimento ou aeração e compactação do solo proveniente de cortes ou áreas de empréstimo (vide Figura 2.
A técnica deve ser feita utilizando o “sapo” ou o rolo tipo “pé de carneiro” de pequeno porte, principalmente quando a umidade estiver alta. Se ele estiver um pouco mais seco, pode ser compactado com o auxílio de uma placa vibratória./span>
Normalmente especifica-se o grau de compactação desejado para um aterro. Ex.: 95%, 98%, 100%.
a) Fisicamente, o processo de compactação resulta da ação de forças mecânicas, oriundas do tráfego de máquinas e/ou do pisoteio de animais sobre o solo, e da ação da água de percolação no perfil do solo, transportando partículas dispersas.
Veja algumas dicas:
Para que servem? Os parâmetros retirados da curva de compactação são o γs(máx) (peso específico seco máximo) e o Wot (teor de umidade ótima) que dividem a curva em ramo seco e ramo úmido. Esses parâmetros servem para bater eles no ponto e garantir a maior estabilidade da camada.
Um mesmo solo, quando compactado com energias diferentes, apresentará valores de peso específico aparente seco máximo maiores e teor de umidades ótimas menores, para valores crescentes dessa energia, o ponto se deslocará para cima e para a esquerda, conforme mostra a Figura 10.
O grau de saturação do solo também (que tem marcante influência na resistência dos solos parcialmente saturados) é função da compactação. ... Porém, se o teor de umidade for muito alto, a maior energia de compactação não consegue eliminar o ar existente nos vazios do solo, e a densidade pouco se altera.
4 O processo de compactação dos solos pode ser executado de forma manual ou mecânica e é feito tanto no laboratório quanto no campo; Quando o solo é compactado, procura-se atingir os seguintes objetivos: torna-lo um material mais “homogêneo”, aumentar o contato (entrosamento) entre as partículas sólidas e reduzir o ...
3. Quais os objetivos finais da compactação do solo? Redução da compressibilidade; redução da permeabilidade; redução de compressibilidade; redução da variação volumétrica por umedecimento./span>
Em umidades mais elevadas, a água propicia um efeito de lubrificação entre as partículas, que se acomodam em um arranjo mais compacto. ... A partir de um certo teor de umidade, a compactação já não consegue expulsar o ar dos vazios. Isso acontece porque o grau de saturação já é elevado e o ar está ocluso, envolto por água.
Pode a curva de compactação de um solo “cruzar” a curva de saturação de 100%? Não, pois a curva de compactação sempre se localiza abaixo da curva de saturação 100%. ... O peso específico seco máximo é a ordenada máxima da curva de compactação. A umidade ótima é o teor de umidade correspondente ao peso específico máximo./span>
Para o controle de compactação do solo, foi necessária a realização do ensaio de compactação em laboratório, conhecido como ensaio de Proctor Normal, e ensaios de Frasco de Areia e Determinação do Teor de Umidade em campo.