AVC hemorrágico: que é mais agressivo e se dá quando um vaso sanguíneo ou artéria se rompe, causando vazamento do sangue; AVC isquêmico: que pode ocorrer quando há um entupimento do vaso sanguíneo por acúmulo de placas de gordura em suas paredes ou por um coágulo entupir o vaso e impedir o fluxo de sangue.
Existem três tipos diferentes de AVC, sendo eles: o AVC isquêmico, o AVC hemorrágico e o AVC transitório, que também pode ser denominado de Acidente Isquêmico Transitório (AIT).
Não é possível especificar quais sequelas a pessoa que sofre um derrame terá, tudo depende do tipo de lesão, da extensão e da área do cérebro afetada. Entre os danos mais comuns estão: Alterações na fala: se a área do cérebro afetada foi a responsável pela linguagem, a comunicação do paciente pode ficar prejudicada.
É definido como um déficit neurológico geralmente focal, de instalação súbita ou com rápida progressão, sem outra causa aparente que não vascular, com duração maior de 24 horas. O AVC pode ser isquêmico (AVCI), o que corresponde a cerca de 80% dos casos ou hemorrágico (AVCH), 20% dos casos.
O mais comum é que casos de AVC isquêmico, quando há embolia ou oclusão da artéria, sejam mais graves. No caso do hemorrágico, o que ocorre é o rompimento da artéria, ocasionando a inundação de sangue no cérebro.
Saiba a diferença Cerca de 80% dos casos de AVC são isquêmicos. Neste caso, ocorre a obstrução de uma artéria, impedindo a passagem de oxigênio para células cerebrais, que acabam morrendo. O bloqueio pode ser causado por um trombo ou coágulo que vai do coração ou dos vasos sanguíneos da região cervical ao cérebro.
É possível sobreviver à doença, com ou sem sequelas, mas o AVC também pode causar morte cerebral. De acordo com o Ministério da Saúde, a cada cinco minutos um brasileiro morre em decorrência do AVC, contabilizando mais de 100 mil mortes por ano.
O que causa o AVC hemorrágico? O AVC hemorrágico tem como causa, principalmente, a pressão alta descontrolada e a ruptura de um aneurisma.
O Acidente Vascular Cerebral hemorrágico ou apenas AVC hemorrágico, também chamado pelos médicos pela sigla AVCh, é aquele que ocorre quando um vaso – artéria ou veia – rompe dentro do cérebro, causando extravasamento de sangue, lesionando e provocando um inchaço naquela região onde houve o sangramento.
Isso por que, a elevação dos níveis da pressão arterial é capaz de provocar o AVC isquêmico, decorrente do bloqueio dos vasos sanguíneos, bem como o AVC hemorrágico, que ocorre devido ao rompimento de algum vaso cerebral. E mesmo em quem está com pré-hipertensão, os riscos de sofrer um AVC são elevados.