Dessa forma, sugere um potencial efeito anti-inflamatório em pulpites agudas e periodontites apicais por alterarem a capacidade de adesão dos macrófagos e modularem reações imunes e inflamatórias nas polpas dentárias e tecidos periapicais.
O Eugenol é um agente de restauração provisória utilizado no preparo da pasta de óxido de zinco e Eugenol que, na área da Odontologia, possui diferentes aplicações, como uso em restauração, cimentação provisória, curativo periodontal cirúrgico e Endodontia.
O Eugenol é um composto aromático que está presente nos cravos, canela, sassafrás e mirra.
Os materiais usados como forradores cavitários como os cimentos de óxido de zinco e eugenol, hidróxido de cálcio, ionômero de vidro e alguns sistemas de união pos- Page 2 60 Sacramento et al. Revista de Odontologia da UNESP suem propriedades antibacterianas, reduzindo o número de microrganismos4 e promovendo mudanças ...
Os principais materiais de restauração utilizados costumam ser resina, amálgama, ouro e porcelana....Dentre as principais propriedades do amálgama, responsáveis pelo material dentário ser selecionado para a realização de restaurações, podemos citar:
Resistência a compressão e a tração, liberação de flúor, adesividade e coeficiente de expansão térmica linear são algumas das propriedades dos ionômeros que quando comparadas com as de outros cimentos, são fatores decisivos na eleição do material protetor e/ou forrador.
Os materiais disponíveis para proteção pulpar são o hidróxido de cálcio (CaOH), o ionómero de vidro, o agregado de trióxido mineral (MTA) e o novo material à base de silicato de cálcio modificado com resina (Theracal LC).
A proteção do complexo dentinopulpar é a base para que o elemento dentário exerça suas funções na plenitude. Sua finalidade é promover o restabelecimento da polpa dentária, estimular o desenvolvimento de um tecido calcificado e proteger o tecido pulpar de irritações adicionais posteriores.
Forramento – profunda + muito profunda Protegem a polpa das agressões externas e faz uma barreira de proteção; Baixas propriedades mecânicas; Características bactericidas / bacteriostáticas; Cavi-profundas.
É um verniz de características superiores que tem a capacidade de recobrir os túbulos dentinários, impedindo a penetração das substâncias que compõem os materiais de restauração e cimentação, reduzindo a sensibilidade pós-operatória.
A aplicação do verniz fluoretado deve ser realizada de preferência logo após as refeições, já que nas 12 horas seguintes recomenda-se que os pacientes tenham uma alimentação leve e líquida e não escovem os dentes nesse período, para permitir boa aderência da película do verniz, e assim obter o melhor efeito possível.
O verniz fluoretado auxilia efetivamente na remineralização da superfície dentária e previne o desenvolvimento e progressão das lesões de cárie. O uso do verniz fluoretado apresenta vantagens principalmente para crianças pequenas, pois endurece rapidamente.
Fluorniz é um verniz com flúor contendo 5% de fluoreto de sódio (equivalente a 2,26% de flúor) em uma base adesiva de resinas naturais. ... Fluorniz é contra-indicado nos casos de pacientes com gengivites ulcerativas e estomatite.
Aplique uniformemente Fluorniz por quadrante, removendo os excessos não aderidos. Não é necessário a secagem com ar do produto. Após a aplicação instrua o paciente para não ingerir alimentos sólidos e naquele dia não escovar os dentes. Após o uso, feche bem o frasco do verniz.
Duraphat deve ser aplicado pelo dentista. Para potencializar os efeito de Duraphat, recomenda-se remover o excesso da placa e secar os dentes antes da aplicação do produto. Dependendo do acesso, o verniz com flúor Duraphat pode ser aplicado com o auxílio das hastes flexíveis com pontas de algodão, pincel ou sonda.
Aplicar uma camada fina e uniforme na máxima superfície seca do dente utilizando um movimento de um lado para o outro. NOTAS: - Enamelast polimeriza quando em contato com água ou saliva. Deixar as bochechas, lábios e saliva entrarem em contato com os dentes ou derramar cuidadosamente água sobre os dentes.
De modo geral, a aplicação desse gel é feita com o auxílio de uma escova, assim como fazemos em nossas casas com o creme dental. Outras alternativas são o uso de moleiras, de verniz ou a utilização de um enxaguante bucal muito concentrado. A escolha será feita em conjunto entre o dentista e o paciente.
A aplicação pode ser feita na forma de gel ou espuma, através de moldeiras ajustáveis, deixando o flúor em íntimo contato com a superfície dental num período de 2 a 4 minutos. O flúor também pode ser aplicado sob os dentes na forma de verniz.