O mantenedor de espaço é um aparelho feito sob medida em acrílico ou metal pelo dentista ou ortodontista. O mantenedor de espaço pode ser removível ou cimentado na boca da criança. Sua finalidade é manter o espaço para a erupção do dente permanente no lugar certo.
Como citamos anteriormente, o separador dental tem como objetivo aumentar a distância entre os dentes. O aparelho é composto por uma borracha e fios dentais. A sua alocação é feita de um modo muito simples, mas claro, é de suma importância que seja feita por um ortodontista.
A CAUSA DE TANTO DESCONFORTO De acordo com o especialista, o espaçador tem dois motivos para causar tanto desconforto: a abertura do espaço e sua presença constante entre os dentes. “Muitos pacientes não reclamam de dores com o elástico separador, mas se queixam da presença dele entre os dentes”, esclarece.
Ahh! Não é recomendado deixar o elástico separador por mais de 15 dias, pois após este período o mesmo pode invaginar no tecido gengival e causar danos ao tecido.
Descubra como cruzar os elásticos. O dentista posicionará um botão em um molar superior, pelo lado de dentro, e outro botão em um molar inferior, mas do lado de fora. Começando pela arcada de cima, prenda o elástico nos dois botões.
Já uma dica caseira é enxaguar a boca com água salgada. Ela tem o poder de aliviar o desconforto e de tratar eventuais feridas que possam ter sido causadas pelo atrito do aparelho contra as partes internas das bochechas. Coloque uma colher de chá de sal refinado comum em um copo de água morna.
O bráquete é a peça responsável por transmitir a força do fio ortodôntico ao dente. Portanto, no momento em que ele quebra, o movimento daquele elemento fica totalmente comprometido. "Quando um bráquete solta, o paciente deve comunicar ao seu ortodontista, pois somente ele poderá recolocá-lo", explica o profissional.