Em sua tradução literal, kendô significa “caminho da espada”. Desse modo, essa arte marcial busca se fundamentar na disciplinarização do caráter do praticante, moldando sua mente, corpo e espírito por meio dos princípios da katana (espada).
Na prática do Kendo são utilizados: o bogu – equipamento de proteção e a shinai – espada de bambu. Com o uso destes equipamentos é possível realizar os combates sem risco de lesões causadas pelo impacto dos golpes.
A graduação máxima do kendo atualmente é o 8.º dan (equivalente em outras artes à faixa preta de 8.º nível), mas no passado já chegou a existir até o 10.º dan....
O conceito de Kendo Kendo significa disciplinar o caráter humano através da aplicação dos princípios da espada (Katana).
É fabricado em tecido reforçado e couro, a sua face consiste em várias barras de metal horizontais (aço, duralumínio ou titânio) desde do queixo até ao topo da cabeça limitando o campo de visão do praticante. O Men contém cordas denominadas Himos que servem para apertar e segurar o Men na cabeça.
Shinai
Shinai
Katana
Um outro diferencial entre o kenjutsu e o kendo é que no último é usada, majoritariamente, apenas uma espada. O kenjutsu possui uma variação maior: pode-se usar uma espada, duas, uma espada grande e uma pequena, etc.
Como Iniciar
Nos primeiros cinco séculos de existência, os samurais eram cavaleiros armados de arco e flecha (yumi). O treino de luta começava com o jovem atirando, montado, contra cachorros presos por correntes – o objetivo era matar com apenas uma flechada. O próximo nível era caçar porcos.
Resposta: Era até comum mulheres no Japão feudal receberem treinamento marcial. Muitas era até mesmo treinadas para usar a espadas e arco e flecha. Mas, esse treinamento era basicamente de natureza defensiva, no objetivo de proteger suas casas , caso um inimigo atacasse.
Os Samurais serviam como soldados da aristocracia do Japão entre 1100 e 1867. Com a restauração Meiji a sua era, já em declínio, chegou ao fim. Sua principal caracteristica era a grande disciplina, lealdade e sua grande habilidade com a Katana.
Além de proteger os feudos – chamados de “han” –, eles garantiam a ordem interna e deliberavam sobre algumas questões administrativas. Nessa mesma época, no início do século XII, duas novas religiões – o zen budismo e o confucionismo – chegaram ao Japão e se misturaram ao xintoísmo, o credo original japonês.
Um ninja (忍者) ou shinobi (忍び) era um agente secreto ou mercenário do Japão feudal especializado em artes de guerra não ortodoxas. As funções do ninja incluíam espionagem, sabotagem, infiltração, assassinato e guerrilha assim como combate aberto em determinadas situações.