Para que serve o QFD? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
O Desdobramento da Função da Qualidade ou Quality Function Deployment (QFD) é uma ferramenta sistemática de melhoria contínua, que busca traduzir a voz do cliente (VOC) na voz do processo (VOP). Essa decomposição é feita em termos de qualidade, confiabilidade, tecnologia e custo, alinhada aos requisitos de mercado.
O que significa a sigla QFD?
Empresas de porte mundial têm usado o Desdobramento da Função Qualidade - QFD (do inglês Quality Function Deployment para atender aos seus clientes, com sucesso em vendas e market share. ... O artigo apresenta uma explicação conceitual do funcionamento do QFD e comentários sobre a implantação do método na empresa.
O que é setor da qualidade?
Ela visa as melhorias na produção e a satisfação do cliente através do controle e da organização. O setor de Qualidade se baseia nessa estratégia, pois é a parte responsável por acompanhar os projetos, fiscalizar documentos e prazos, garantir a eficiência e obter os resultados esperados.
Quais são os princípios do QFD na elaboração de projetos?
A força do QFD está em tornar explícitas as relações entre necessidades dos clientes, características do produto e parâmetros do processo produtivo, custos, confiabilidade permitindo a harmonização e priorização das várias decisões tomadas durante o processo de desenvolvimento do produto, bem como em potencializar o ...
Qual o principal objetivo do método QFD Quality Function Deployment?
O QFD (Quality Function Deployment – Desdobramento da Função Qualidade) é uma das ferramentas da qualidade que foi criada na década de 60 pelo japonês Yoji Akao e que tem como objetivo principal permitir que a equipe de desenvolvimento do produto incorpore as reais necessidades do cliente em seus projetos de melhoria.
Qual a importância do QFD no desenvolvimento de produtos?
O uso do QFD permite a obtenção de índices de priorização que incorporam tanto requisitos de mercado quanto requisitos técnicos. Os requisitos de mercado englobam a qualidade demandada pelos clientes, enquanto que os requisitos técnicos referem-se à estrutura do produto e do processo (ANZANELLO et al., 2009).
Quais são as ferramentas do controle de qualidade?
As 7 Ferramentas do Controle de Qualidade são: Fluxograma, Diagrama Ishikawa (Espinha-de-Peixe), Folha de Verificação, Diagrama de Pareto, Histograma, Diagrama de Dispersão e Cartas de Controle.
Qual a importância do setor de qualidade?
Com um setor de qualidade nas empresas, é possível acelerar o processo de produção; organizar melhor os serviços; produzir mais e com maior qualidade; além de passar maior credibilidade ao cliente após a entrada do produto.