Kanban é um termo em japonês que significa cartão ou quadro de sinais e ficou conhecido por ser uma metodologia de gestão visual, com cartões de informações que registram as ações da indústria.
O sistema kanban, surgido como uma parte do Sistema Toyota de Produção, nasceu exatamente com esse objetivo: controlar o estoque de materiais para não exceder nem faltar produtos, provocando um equilíbrio entre o estoque e a linha de produção.
O Just in Time, que significa “momento certo”, é um sistema com objetivo de produzir a quantidade exata de um produto, de acordo com a demanda, de forma rápida e sem a necessidade da formação de estoques, fazendo com que o produto chegue a seu destino no tempo certo, por isso carrega o nome de Just in Time.
Quais são as diferenças? O Just in Time (JIT), que significa “Na hora certa”, é uma filosofia japonesa de gerenciamento de produção. Enquanto o Kanban, que pode ser traduzido como “organização por cartões”, é uma técnica que oferece suporte ao JIT.
Para que você possa saber como montar um Kanban precisará analisar o processo e, dessa forma criar listas correspondentes às etapas. Use um quadro branco para isso e opte por imãs ou post-its para o compor. Dependendo do processo será necessário criar algumas etapas que você entende que são necessárias.
O kanban é um dispositivo sinalizador que autoriza e dá instruções para a produção ou retirada de itens em um sistema puxado. O termo significa "sinais" ou "quadro de sinais" em japonês. Os cartões kanban são o exemplo mais conhecido e comum de sinalização.