"Com o frio do inverno, as mães têm tendência de preparar a banheira com água superaquecida, porém, isso pode ressacar a pele do bebê. O ideal é manter a água morninha, levemente quente", ensina a especialista. Para saber se a água está morna, mergulhe na água a parte de dentro do antebraço.
Nessa época do ano, o melhor horário para dar banho no bebê é entre às 15h e 16h, com a água em torno de 37º. Outra dica é deixar o chuveiro ligado antes de começar o banho.
O pediatra Waldemar Fernal explica o que é certo e errado. O especialista disse que um dos erros mais comuns é dar banho na criança com água fria. Segundo ele, a temperatura do bebê pode baixar muito e, com isso, aumenta o risco de contrair pneumonia e infecções. O ideal, de acordo com Fernal, é um banho morno de 36ºC.
Roupas: a melhor opção é vestir o bebê em camadas. Você pode colocar um body por baixo, uma calça e um macacão por cima. Opte por aquelas de algodão, pois a lã pode dar alergia e ressecar a pele, e o náilon não é adequado para baixas temperaturas.
Para saber se o bebê está com frio ou calor, deve-se:
Por isso, manter o quarto do bebê quentinho é essencial para garantir a saúde do pequeno....Vamos conferir!
A forma correta de cobrir a criança é deixando o cobertor na altura do peito e preso firmemente nas laterais e no pé do colchão. 10 - Pijamas de corpo inteiro, com pezinhos ou sacos de dormir são as alternativas mais seguras para o bebê dormir. Fique atenta com shorts e calças com cordões, além de roupas muito justas.
Não exagere nos cobertores. Não há necessidade de cobri-lo muito porque a criança vai se mexer até que fique livre dos cobertores. Lembre-se também que durante a primeira fase do sono as crianças tendem a suar muito, por isso é melhor evitar que ele tome frio depois de transpirar.
Nos primeiros meses, não é necessário travesseiro ou edredom. Certifique-se de que as peças do kit berço estão bem presas às grades do móvel. No interior do berço não deve haver mais nada além dos lençóis: retire almofadas, bichos de pelúcia, brinquedos e qualquer outro objeto de enfeita na hora de dormir.
Embrulhar o bebê é a chave Mesmo que alguns médicos sejam contra, Dr. Karp explica que a prática de enrolar o bebê em algum tecido, ou cobri-los, é boa para os pequenos. “Embrulhar o bebê é uma das coisas mais eficientes para ajudá-los a dormir tranquilamente.
Felizmente, a partir dos três meses de idade, seu filho começará a dormir melhor e a tirar menos sonecas durante o dia. A maioria dos recém-nascidos precisa de cerca de 16 horas de sono por dia, mas os horários variam muito.
Assim que a criança acordar, estimule-a com brincadeiras e mantenha-a acordada o maior tempo possível. Prefira deixar as brincadeiras agitadas e divertidas para o dia, assim o bebê se mantem desperto. À noite vá acalmando-o, para que fique relaxado e durma melhor. Muitas mães acordam o neném para mamar de madrugada.
Crie um ritual para a hora de dormir Você pode dar um banho bem gostoso em seu filhote, trocá-lo, contar histórias ou cantar canções, em seguida chamegá-lo um pouco e, por fim, colocá-lo no berço ainda acordado. O objetivo é acalmar e relaxar o bebê e fazê-lo perceber o que virá em seguida.
Um bom calmante natural para bebês é o chá de camomila com erva doce, que além de acalmar, favorecer o sono e auxilia no combate aos gases que provocam cólicas principalmente nos primeiros meses de vida da criança.
De acordo com alguns médicos, os bebês também ganham maior nível motor e se desenvolvem melhor devido ao balanço da redinha. Entretanto, existem desvantagens, pois não é recomendado que o seu filho passe a noite inteira na redinha.
Quem tem problemas de coluna ou sente dores musculares precisa de cuidados especiais ao dormir em rede. Ficar muito tempo com o corpo curvado prejudica a saúde. Por isso, o melhor é utilizar a rede com moderação. Experimente armá-la de maneira mais reta e se deitar nela apenas por períodos curtos.
Nunca é uma má ideia abraçar o bebê e dar-lhe muito amor e carinho! Afinal, balançar o pequeno pode ser relaxante tanto para ele quanto para os pais. Estudos mostram que, até em adultos, o balanço tem efeitos tranquilizantes, pois este movimento repetitivo ativa regiões do cérebro responsáveis pelo sono.
Quando deitamos na rede na posição diagonal o corpo e coluna ficam planos, como numa cama e a elasticidade do tecido ainda absorve as diferenças do corpo (traseiro, cintura, costas), tornando-se muito mais confortável, que dormir no chão, onde é o corpo que absorve as irregularidades do piso.
Pode continuar dormindo na rede sem problemas. Depende. Na fase aguda, ou seja, 24h após o começo da dor, o ideal é o gelo.
A rede pode ficar na diagonal ou reta, dependendo de quais forem as paredes. Os ganchos, por sua vez, devem ficar a uma altura de 1,9m. Outro ponto muito importante é que você deve se certificar de que a sua parede é de cimento ou tijolo maciço.
Se você já sofre com dores nas costas, dormir de barriga para baixo, por exemplo, pode agravar o incômodo. “O ideal é dormir de lado com o travesseiro apoiado na cabeça de modo que quem observa a pessoa deitada vê a cabeça alinhada com o resto da coluna. Não pode ser muito alto e nem muito baixo.